Notícias

Lançamento da nova edição de “A poética do conto”, de Charles Kiefer

Charles Kiefer analisa o gênero conto a partir de autores expressivos
como Poe, Cortázar e Borges

– 07/04/2011

A editora LeYa Brasil relança o livro A poética do conto (400 páginas, R$ 44,90), do crítico literário e escritor Charles Kiefer. A obra analisa o gênero literário conto a partir das perspectivas de Edgar Alan Poe, Julio Cortázar e Jorge Luis Borges. Kiefer propõe uma análise inovadora ao circunscrever seu objeto de estudo a quatro autores e um determinado tipo de conto, aquele nascido com a industrialização, próprio da modernidade ocidental. Num movimento circular e concêntrico, o autor trabalha a partir da leitura que Edgar Allan Poe faz de Nathaniel Hawthorne, da leitura que Julio Cortázar faz de Poe e da leitura que Jorge Luis Borges faz dos três. Pesquisador experiente, Charles Kiefer reconhece as dificuldades da teoria literária e avisa que não tem a intenção de fazer uma poética do conto no sentido amplo do termo nem registrar a evolução histórica do conto. Também não está nos planos analisar as obras dos autores escolhidos, mas fazer uma análise desses contistas sobre seus pares e, consequentemente, sobre um determinado tipo de conto.

Charles Kiefer escolheu Edgar Allan Poe pelo fato deste ter sido um dos primeiros na discussão sobre o conto. Nathaniel Hawthorne ofereceu a Poe a resistência e o espelhamento necessários para a produção de sua síntese teórica. Julio Cortázar foi escolhido por Kiefer por ter sido o escritor latino-americano que melhor encarnou a duplicidade artista/teórico. E finalmente, Borges, tanto pela qualidade de sua obra quanto pela forte influência sobre os novos contistas. Com essas escolhas, Charles Kiefer conduz o leitor a um passeio pelo gênero conto. Uma visita ao mesmo tempo agradável e enriquecedora.

A póetica do conto teve uma primeira edição, já esgotada, editada em 2004 pela Nova Prova, que trazia uma versão reduzida do texto. A edição da Leya traz pela primeira vez o texto na íntegra.

O lançamento da nova edição de A poética do conto, com sessão de autógrafos, acontece no dia 9 de abril (sábado), a partir das 18h, na Palavraria (Rua Vasco da Gama, nº 165 – Porto Alegre, RS). Durante o evento será montado um posto de arrecadação de agasalhos para a Kinder, entidade filantrópica situada em Porto Alegre, que atende bebês, crianças e jovens portadores de deficiências múltiplas.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress