PERRAMUS: DENTE POR DENTE
Perramus: diente por diente
Série Perramus, vol. 4
Texto de Juan Sasturain
Arte de Alberto Breccia
Tradução de Michele Strzoda e André de Oliveira Lima
180 páginas
Globo, 2009
Perramus é uma série em quadrinhos publicada originalmente na revista argentina Fierro na década de 1980. Posteriormente a série foi reunida em 4 volumes. O personagem principal é um aventureiro com amnésia, o nome e o passado dele são desconhecidos. O apelido que o personagem adotou, Perramus, é uma marca de capas de chuva que ele usa. No começo da série, o trabalho de Perramus era lidar com os corpos das vítimas das ditaduras da América Latina.
O tom político dos volumes anteriores não está presente em Dente por dente. A história deste volume acontece após o fim da última ditadura militar na Argentina. Não há mais um opressor a se combatido. O enredo segue um caminho mais aventureiro e simbólico. Reunidos novamente pelo escritor Jorge Luis Borges, Perramus e seus companheiros Inimigo e Canelones devem recuperar a felicidade perdida do povo argentino. Os três aventureiros viajam pelo mundo em busca dos dentes roubados da caveira do cantor de tango Carlos Gardel.
O humor, as buscas por pistas, as perseguições e as armadilhas de criminosos não são os únicos elementos que tornam a leitura de Dente por dente divertida e envolvente. Há ainda referências literárias e participações de personagens do mundo real. Na história, o romance Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez, traz uma mensagem cifrada de seu autor para Borges. Em um dos capítulos da obra, há uma estranha disputa por um dos dentes de Gardel: os competidores devem pôr na mesa e medir suas “ferramentas de trabalho”. Essa competição grotesca foi inspirada no conto “No sé si he sido claro” (“Não sei se fui claro”), de Roberto Fontanarrosa.
Sobre a participação de personagens reais na trama de Dente por dente, um aviso deve ser dado: as informações apresentadas sobre eles na história não são necessariamente verdadeiras. Por exemplo, Jorge Luis Borges continua vivo e ganhou o Nobel de Literatura no universo de Perramus. No mundo da ficção, certas injustiças podem ser corrigidas. Outras participações de destaque são as do escritor colombiano Gabriel García Márquez, do ex-presidente cubano Fidel Castro e do cantor estadunidense Frank Sinatra. Se eles vão ajudar ou atrapalhar a missão de Perramus, fica a cargo do leitor descobrir.
As ilustrações de Alberto Breccia são incríveis. Os traços feitos a pincel dão um toque de sofisticação e beleza ao álbum. Além disso, a editora fez um ótimo trabalho com a obra. Edição de colecionador com capa dura e papel especial (starmax fosco 90g). Só há uma reclamação a ser feita: a Globo não publicou os outros três volumes de Perramus. A sensação de ter uma coleção incompleta me incomoda.
Apesar do problema apontado, a aquisição de Dente por dente continua sendo válida. É uma oportunidade de os leitores brasileiros conhecerem um excelente título dos quadrinhos argentinos, que não se resume a Mafalda, de Quino, ou a Macanudo, de Liniers.
Deixe um comentário