UNS BRAÇOS
Direção: Adolfo Rosenthal
Roteiro: Adolfo Rosenthal, baseado no conto de Machado de Assis
Elenco: Celso Frateschi, Anna Petta, Antonio Moraes
Duração: 50 minutos
Brasil, 2009
Satisfeita com o resultado obtido pelas duas adaptações exibidas em 2008, uma baseada no romance Grande Sertão: Veredas (Guimarães Rosa) e outra no conto “Os óculos de Pedro Antão” (Machado de Assis), a Record resolveu exibir e produzir uma nova adaptação literária. Desta vez foi escolhido o conto “Uns braços”, de Machado de Assis.
A história se passa em 1870 e narra o romance velado entre uma mulher casada e um adolescente. Inácio (Antonio Moraes), o jovem aprendiz do solicitador Borges (Celso Frateschi), acaba se apaixonando pelos braços de Severina (Anna Petta), esposa do solicitador. A esposa de Borges percebe que o jovem empregado do marido olha muito para os braços dela durante as refeições. Ao descobrir os sentimentos de Inácio, Severina fica numa confusão moral, mandar o garoto embora ou deixá-lo permanecer na casa, pois Severina começa a gostar do rapaz.
A maior virtude da adaptação exibida pela Record é a fidelidade. A maioria das falas dos atores foi retirada do conto. Foram adicionadas poucas falas e cenas. Nenhuma delas entra em conflito com o texto original. O elenco escolhido é excelente, todos os atores têm experiência em teatro.
Uma característica interessante na adaptação é a presença de um narrador. Ele vai contando ao telespectador os pensamentos, sentimentos e informações dos personagens. Em alguns momentos, temos a sensação de estarmos ouvindo um audiolivro. Isso pode aborrecer algumas pessoas.
As locações escolhidas são excelentes. As gravações foram feitas em Santana do Paranaíba, cidade histórica a 40 km de São Paulo, no Rio de Janeiro e na ilha de Paquetá, na baía de Guanabara. O telespectador se sente em pleno final do século XIX.
A adaptação televisiva de “Uns braços” é bem fiel ao original, o elenco é formado por profissionais competentes e a ambientação é caprichada. Merece algumas reprises. A única reclamação é o horário de exibição, o programa poderia ter sido exibido antes da madrugada. As outras emissoras deveriam seguir o exemplo da Record, os telespectadores mais inteligentes agradecem.
Deixe um comentário