Livros

Sonhos

Daire Santos deve aceitar o destino: tornar-se uma Buscadora, uma xamã que deve manter o equilíbrio entre os mundos dos homens e dos espíritos

– 11/01/2013

SonhosSONHOS
Fated
Série The Soul Seekers,vol. 1
Alyson Noël
Tradução de Marcia Blasques
320 páginas
Leya, 2012

 

Não sou fã de romances sobrenaturais. Por curiosidade, li alguns. Achei a maioria deles muito chata e melosa demais. Ficar suspirando e esperando por príncipe encantado não é comigo.

Li com muito receio o primeiro volume da série The Soul Seekers (Os Buscadores de Almas), da popular Alyson Noël. Contrariando as minhas expectativas negativas, a experiência de leitura foi agradável. Foi divertido acompanhar o treinamento de Daire Santos para se tornar uma Buscadora de Almas.

A personagem em questão é a protagonista da série. Daire é uma garota de 16 anos que tem uma vida de glamour e emoção. Morram de inveja, meninas! A garota viaja pelo mundo com a mãe, que é uma maquiadora de Hollywood. Além disso, a danadinha só namora atores jovens e bonitos. Porém, essa vida perfeita está com os dias contados.

Daire começa a ter visões assustadoras com corvos, pessoas brilhantes e cabeças decepadas. No início, as alucinações são esporádicas. Entretanto, elas se tornam frequentes e deixam a mãe de Daire bastante preocupada. Os médicos acreditam se tratar de um caso psiquiátrico grave e querem internar a garota. Desesperada, a mãe acaba aceitando a ajuda da avó de Daire, uma respeitada curandeira que vive numa pequena cidade do Novo México. Paloma promete curar a neta com o uso de ervas e poções.

A decisão da mãe não agrada a Daire. A garota não quer ir morar com a avó, uma total desconhecida para ela, numa cidade perdida no meio do nada. Há outro inconveniente: Daire não quer ficar longe da mãe, a única pessoa em que confia e ama.

A convivência entre Paloma e Daire é difícil. Entretanto, com amor e paciência, a curandeira conquista a neta e revela a ela que as alucinações não são uma doença. Elas são uma espécie de chamado para que Daire se torne uma Buscadora, uma xamã que tem como dever manter o equilíbrio entre os três mundos: Inferior, Mediano (o nosso) e o Superior.

O treinamento de Daire não vai ser fácil, ela vai ter que superar medos e dúvidas, além de aprender a usar seus poderes com responsabilidade. Daire também deve seguir uma dieta rigorosa, “nada de açúcar, de comida processada, de fast food… em resumo, nada de lixo”. Pelo menos, a garota fica em forma.

Há ainda o desafio de se acostumar com uma nova vida. Daire percebe que a anterior não era perfeita. Apesar de ter vivido no glamouroso ambiente dos sets de filmagem, a garota nunca teve um amigo verdadeiro nem um namorado de verdade. Os relacionamentos que teve foram rápidos e passageiros. Com exceção da mãe, Daire não podia contar com ninguém.Além disso, ela nunca frequentou uma escola. Daire fazia cursos on-line. Porém, morando em Encantamento, a cidade da avó, a jovem protagonista vai ter que passar pela experiência do colégio. Aprender a fazer amigos e a lidar com a hostilidade de colegas invejosas e malvadas.

Meninas, agora a parte importante do livro. O par romântico de Daire. Enquanto sofria com assustadoras alucinações, Daire também sonhava com um belíssimo e misterioso garoto de olhos azuis-gelo. Quando se muda para Encantamento, a sortuda protagonista descobre que o menino dos seus sonhos realmente existe e se chama Dace. Todavia, há um obstáculo que impede a felicidade do casal. Dace é parente dos Richter, uma família de feiticeiros malvados que quer espalhar o caos entre os três mundos. Daire fica em dúvida: seguir o coração ou se afastar de Dace, pois ele pode ser um inimigo.

Se você gosta de romances sobrenaturais, com certeza vai adorar acompanhar a trajetória de Daire Santos para se tornar uma Buscadora. A presença de elementos do xamanismo e da cultura indígena dos Estados Unidos dá um toque especial à história. Nas primeiras páginas do livro há um pequeno guia dos espíritos animais. Lá os leitores irão descobrir o significado dos espíritos animais que aparecem na história. Por exemplo, o guia animal da avó de Daire é o Lobo, que representa proteção, lealdade e espírito. Além nos ensinar a equilibrar nossas necessidades com as da comunidade, o Lobo nos protege e incentiva a assumirmos o controle de nossas vidas e a honrarmos as forças da espiritualidade. Para Paloma, que treina e guia a neta, o Lobo é o animal guia perfeito.

E finalmente, o projeto gráfico. A capa é linda. As imagens têm tons de roxos e verniz em cima. O título está em relevo. Penas de corvos enfeitam o miolo. A fonte utilizada no texto (Adobe Garamond Pro) torna a leitura agradável. O papel do miolo é leve e gostoso de folhear. Por questão de gosto pessoal, não gostei da fonte dos títulos (Stonehenge). Achei ela esquisita.

 

* Jéssica Donoso Yourcenar é estudante de Produção Editorial e leitora voraz.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress