Livros

Órfão

Um garoto precisa lidar com a morte violenta dos pais

– 15/03/2015

Órfão, de Santiago NazarianÓRFÃO
Santiago Nazarian
e-book
Formas Breves (e-galáxia), 2014

 

Se você foi criança na década de 1990, é provável que se lembre do filme Esqueceram de mim, com o hoje quase esquecido Macaulay Culkin no papel de Kevin McCalister. Além de rir muito das caretas e confusões do garoto, você queria estar no lugar dele. Que criança não gostaria de ficar assistindo à televisão até a madrugada, comer doces e salgadinhos à vontade ou bagunçar até cansar? Tudo isso sem os pais ou qualquer outro adulto por perto para amolar?

No filme era engraçado ver o Kevin se virando para conseguir dinheiro, fazer a própria comida e manter a casa em ordem. A única ameaça era uma dupla de ladrões bobalhões. No final, tudo acabava bem. O garoto se reencontrava com os pais e os irmãos mais velhos, a família que o havia esquecido em casa e ido viajar. Os bandidos iam para o xadrez.

E se os pais de Kevin nunca mais voltassem? E os ladrões não fossem tão burros? O que aconteceria? Talvez uma resposta possível fosse o conto escrito por Santiago Nazarian, uma espécie de versão sombria do filme dirigido por Chris Columbus.

No conto Órfão, o protagonista é um garoto chamado Sander. Ele passou a tarde toda brincando com seus soldadinhos e não percebeu que algo estranho havia acontecido em sua casa. Quando a mãe não apareceu para interromper a brincadeira dele, Sander decide ir até o quarto dos pais. Porém, quando estava no corredor, o menino viu rastros de sangue que iam em direção aos quartos dos pais e da irmã mais velha. Como toda a criança corajosa, Sander se trancou em seu quarto.

Diante de uma nova realidade nada agradável, o protagonista se refugia em uma rotina de prazeres proibidos como jogar videogame por várias horas, comer doces e tomar licor. Mesmo ciente da morte dos pais, Sander se apega à ilusão de eles podem voltar caso ele não veja os cadáveres.

A história é narrada do ponto de vista do garoto. O leitor acompanha as especulações, os devaneios e as preocupações de Sander. A necessidade de um amadurecimento forçado o incomoda. Para aumentar a tensão da narrativa, aparece um homem misterioso que não esconde o fato de estar incomodado com a presença do garoto. Se este homem tem alguma relação com a morte da família de Sander fica a cargo do leitor descobrir.

Apesar de não ser um dos mais brilhantes, o final não é previsível. Além disso, as ações e os pensamentos do protagonista diante da morte dos pais, aliada à presença tensa de um personagem misterioso e suspeito, prendem a atenção do leitor. Você não percebe os minutos passarem.

 

Onde comprar: Cultura, Amazon

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress