NÔMADE
Uma aventura no espaço
Coleção Jovem Leitor
Carlos Orsi Martinho
Ilustrações de Renato Alarcão
152 páginas
Ciranda de Letras (Autores Associados), 2010
Comprar
A história se passa num futuro distante. A nave espacial Nômade deixou a Terra há duzentos anos. A imensa tripulação da astronave irá colonizar um planeta distante. Os tripulantes da Nômade estão divididos em três tribos: Argos, Dárdano e Arcádia. Cada uma ocupa um módulo na nave. O supercomputador Nestor é quem cuida das funções automáticas da Nômade.
Geração após geração, os habitantes da nave espacial são treinados para aprenderem a sobreviver com o mínimo de recursos no novo planeta. O futuro das novas gerações depende do sucesso das missões de exploração. Os tripulantes da Nômade não irão somente viver naquele novo mundo, mas daquele novo mundo.
Uma das principais atividades do treinamento é o acampamento no módulo que reproduz o ambiente do planeta destino. Além de uma melhor preparação, a atividade permite uma integração maior entre os membros das três tribos. É justamente no acampamento que tem início a aventura narrada no livro de Carlos Orsi.
Após abrir o livro com uma cena inesperada para uma história que se passa dentro de uma nave espacial, o autor apresenta o grupo de jovens do qual fazem parte o casal de protagonistas: Peleu e Helena. A cena mencionada não será descrita aqui para não estragar a surpresa dos que forem ler o livro.
Aos poucos começam a ocorrer fatos estranhos no acampamento: os animais começam a se comportar de forma estranha, a gravidade diminui e o calor aumenta, entre outros acontecimentos. A situação fica séria quando um dos integrantes do grupo de jovens sofre um grave acidente. Sem condições de tratar o acidentado, os companheiros deste pedem ajuda a Nestor, mas o supercomputador ignora o pedido.
Peleu e Helena decidem se separar do grupo para conseguir socorro para o companheiro ferido, além de descobrir o que está acontecendo com o módulo onde eles estão. Durante a jornada dos dois jovens um novo mistério aparece: os tripulantes adultos desapareceram sem deixar vestígios.
Em sua busca por respostas, a dupla de protagonistas irá se deparar com cenários perigosos como pântanos, montanhas e túneis escuros. Enquanto exploram os vários locais da Nômade, Peleu e Helena terão que lidar, além da baixa gravidade e do frio, com animais selvagens, robôs e criaturas alienígenas. Parte da aventura também acontece na realidade virtual. As habilidades adquiridas no treinamento aliadas com raciocínio rápido e autocontrole serão fundamentais para o sucesso da missão.
Além de divertida, a narrativa é linear, ou seja, os fatos narrados seguem uma ordem cronológica, o famoso começo-meio-fim. Quando há necessidade de explicar alguma ideia ou conceito na história, o autor o faz utilizando linguagem simples e clara. Um fato interessante é que os nomes dos personagens e das tribos foram retirados da antiga cultura grega, principalmente da mitologia.
Apesar de destinado ao público juvenil, os leitores mais velhos também poderão se interessar pelo livro, pois sempre queremos saber a resposta de um enigma intrigante e adoramos uma boa história de aventura.
Deixe um comentário