Livros

1808

Através de linguagem acessível ao leitor comum, o autor apresenta os fatos envolvidos na fuga da corte portuguesa para o Brasil

– 22/11/2009

1808
Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil
Laurentino Gomes
416 páginas
Planeta, 2007


O livro é o resultado de dez anos de investigação jornalística. O autor leu e pesquisou em mais de 150 livros e fontes impressas e eletrônicas, em locais diversos como as bibliotecas de José Mindlin (São Paulo), Nacional do Rio de Janeiro, Nacional da Ajuda (Lisboa, Portugal) e do Congresso Americano (Washington, Estados Unidos). No início da pesquisa, o autor contou com a orientação da professora Maria Odila Leite da Silva Dias.

Basicamente, o livro foi escrito para atender a dois propósitos. O primeiro, mostrar que a corte de D. João VI não foi somente um grupo de personagens estranhos e engraçados, eles tiveram um papel importante na história brasileira. O outro propósito é tornar mais acessível ao leitor não acostumado à linguagem acadêmica os fatos ligados à fuga da corte portuguesa para o Brasil.

Em 1807, Portugal era um reino decadente pressionado por duas potências econômicas e militares, Inglaterra e França. O imperador francês Napoleão havia subjulgado a maioria da Europa. Somente os ingleses, graças ao Canal da Mancha e à poderosa frota marítima, podiam se opôr ao império francês. Para enfraquecer a Inglaterra, Napoleão decretou o bloqueio continental, os portos europeus estariam fechados para o comércio com os navios ingleses.

Por ser um antigo aliado da Inglaterra, Portugal não poderia aderir ao bloqueio. Do contrário, seria atacado pelos ingleses e teria as suas colônias tomadas. Mas a desobediência às ordens de Napoleão resultaria na invasão do reino pelos franceses e na perda da coroa. Pressionado, o medroso e indeciso D. João optou por fugir para o Brasil. O plano da mudança da corte portuguesa para o Brasil era tão antigo quanto o império português. Essa ideia sempre ressurgia quando a independência portuguesa estava em risco.

Escoltado pelos navios ingleses, a família real portuguesa fugiu para o Brasil. A viagem foi perigosa. Doenças, tempestades, superlotação eram alguns dos obstáculos a serem superados. Com a chegada de D. João em Salvador no ano de 1808, os dias do Brasil colônia estavam contados. Uma série de reformas e mudanças transformariam o Brasil em uma região independente.

A obra 1808 apresenta capítulos curtos e linguagem acessível, o leitor não encontra dificuldades para entender o conteúdo e a leitura é rápida. Trechos de documentos e relatos de pessoas envolvidas com os fatos narrados enriquecem o livro. Há um capítulo dedicado às impressões dos estrangeiros sobre o Brasil na época de D. João VI. O pintor austríaco Thomas Ender contou o seguinte: “No Rio me deparei com um mundo inteiramente novo, em que me atirei para reproduzir o que via, dia e noite, até cair exausto”. Já botânico inglês William John Burchell registrou um comentário negativo. “Aqui, a natureza tem feito muita coisa – o homem, nada. Aqui, a natureza oferece inumeráveis temas de estudo e admiração, enquanto os homens continuam a vegetar na escuridão da ignorância e na extrema pobreza, consequência apenas da preguiça”.

Há também um capítulo dedicado a explicar como funcionava o sistema da escravidão no Brasil. D. João VI e sua esposa Carlota Joaquina também ganham capítulos exclusivos. A parte intitulada “O Vietnã de Napoleão” explica a relação de Portugal e Espanha na derrota do imperador francês em Waterloo.

Através da história do arquivista real Luiz Joaquim dos Santos Marrocos, o autor mostra como as transformações no Brasil, na época da corte de D. João no Rio de Janeiro, afetariam a vida de brasileiros e portugueses.

Com linguagem acessível, trechos de documentos e relatos, Laurentino Gomes apresenta um episódio singular da história brasileira, que teve grande importância na independência e manutenção da unidade nacional do Brasil.

Comentários (1)
  1. Helena

    07 de abril de 2012 - 11:56

    Gostei da resenha, quero ler o livro 😀

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress