A COPA QUE INTERESSA
Eduardo Menezes
156 páginas
Dublinense, 2010
Entre os diversos títulos disponíveis sobre a Copa, eu recomendo a leitura do livro do publicitário Eduardo Menezes. Ao contrário da maioria das obras sobre o assunto, A copa que interessa não se prende ao que acontece somente no gramado, não se restringe a comentar lances e escalações. O livro apresenta assuntos e curiosidades que vão além da seara esportiva. “Se futebol fosse tão divertido quando (sic) dizem, o planeta inteiro não seria obrigado a esperar quatro anos para ficar grudado em frente à televisão e ver sua seleção entrar em campo”.
Com boa dose de humor, o autor vai além do futebol e apresenta ao leitor detalhes interessantes sobre os países que participam da Copa: história, geografia, política, estatística, boatos, casos bizarros, estereótipos redutores.
Um dos textos mais divertidos do livro é sobre o México. Utilizando falas e expressões dos personagens dos seriados Chaves e Chapolim, Eduardo Menezes mostra a trajetória da seleção mexicana na Copa:
Na hora de enfrentar futebolistas de mais qualidade, os mexicanos se encolhem de tal modo que parecem ter tomado pílulas de nanicolina. O futebol decresce, a criatividade dos jogadores some e eles parecem só querer evitar a fadiga.
Apesar da presença de humor na obra, nada impede que o autor faça alguns comentários ácidos:
Toda essa história [de derrotas do Brasil na Copa] mostra que somos tão bons para achar desculpas ou culpados pelos nossos fracassos quanto somos habilidosos com a bola nos pés. Pode ser um juiz, o comportamento de um atleta, podem ser os comunistas, goleiros peruanos ou vilões argentinos, sempre haverá uma explicação, por mais fantasiosa que ela seja.
Para facilitar a consulta, os textos foram organizados na mesma ordem dos oito grupos sorteados na Copa. Além de falar sobre os países participantes, o autor lista motivos para torcer contra ou a favor deles. Para aqueles que querem impressionar os amigos, há os apêndices “Finja que entende”, com informações para serem usadas em qualquer conversa de bar sobre futebol.
A copa que interessa é um guia bastante divertido. Pode agradar até mesmo aos que não gostam de futebol. Eu sou prova disso. Com estilo bem-humorado, Eduardo Menezes me fez esquecer da minha opinião contrária a esse esporte durante a leitura. Continuo não gostando de futebol, mas o contato com o guia rendeu boas risadas.
Guia aborda tudo o que importa na Copa, inclusive futebol | Literatsi - Livros e Literatura
22 de março de 2014 - 00:43
[…] o segundo guia do publicitário Eduardo Menezes para a Copa do Mundo. Assim como no livro anterior, A Copa que interessa, o torneio de futebol é desculpa para Menezes contar com bom-humor histórias curiosas e […]