CLUBE DOS IMORTAIS
A nova quimera dos vampiros
Kizzy Ysatis
312 páginas
Novo Século, 2006
Na época do Brasil Império, na cidade do Rio de Janeiro, acontece um baile de máscaras para a corte imperial. Entre os convidados está uma donzela de máscara negra que pretende aprontar uma brincadeira com um embaixador francês. No baile também está um misterioso pierrô, que veio junto com a comitiva da famosa Marquesa de Santos. Ele acaba se apaixonando pela donzela. O poeta romântico Álvares de Azevedo aparece na festa de forma totalmente inesperada e frustra os planos do apaixonado. O pierrô amargurado e de coração partido deixa o baile.
Um século e meio depois, o jovem cético Luciano é perseguido por um estranho que afirma ser um vampiro. A relação entre dois personagens e o baile de máscaras é o principal mistério do livro.
O estilo do autor, que lembra o usado pelos escritores românticos no século XIX, pode causar uma certa estranheza em alguns leitores. Mas com o avançar da leitura, a poesia das palavras seduzem o leitor e o arrastam para um mundo sombrio cheio de suspense e nostalgia.
O autor tem grande conhecimento sobre o mito do vampiro. Kizzy não se contenta apenas em reproduzir as características padrões dos seres da noite, ele cria uma versão alternativa: “uma nova quimera dos vampiros”. Segundo o romance, a origem desses seres está ligada ao anjo caído Azrael, um dos arcanjos que se rebelaram pelo desejo de possuir as mulheres do mundo terreno. Banido para as trevas, o arcanjo rebelde passou a oferecer o dom da imortalidade àqueles que se negassem a morrer. Mas isso tinha um preço: os que aceitassem o dom de Azrael seriam mortos-vivos, jamais poderiam ver a luz e teriam uma imensa sede por sangue.
E para você que não sabe o que acontece ao nosferatu que entra sem ser convidado, agora vai saber. A barreira invisível que impede o azraelita [vampiro] de passar é um anjo sentinela, um anjo que todos temos guardando as portas de nossas casas (pág. 197).
A resenha não estaria completa sem algum comentário sobre o vampiro Luar. Ele é uma figura misteriosa e o senhor do Clube dos Imortais. Controla todos os vampiros e lobisomens da região. Ele procura desesperadamente por uma pessoa que amou no passado. Não mede esforços para isso, seja através de troca de favores ou da força bruta. A origem desse vampiro é a resposta para os grandes mistérios do livro.
Os últimos capítulos do romance guardam grandes revelações e surpresas. Finalmente é revelada a relação de Luciano com o baile de máscaras do século XIX, além da origem do perigoso Luar e a verdade sobre o Clube dos Imortais. Algumas revelações podem chocar os leitores. Haverá ainda uma luta entre vampiros e lobisomens. Também é mostrado o destino de alguns personagens.
A obra é uma boa pedida para aqueles que se interessam por histórias de vampiros e procuram algo além de romances sentimentais com mortos-vivos bonzinhos e garotas complicadas.
Deixe um comentário