O CAPITÃO SAIU PARA O ALMOÇO E OS MARINHEIROS TOMARAM CONTA DO NAVIO
Captain is out to lunch and the sailors have taken the ship
Charles Bukowski
Ilustrações de Robert Crumb
Tradução de Betina Gertum Becker
160 páginas
L&PM, 2013
Em O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio, o autor Charles Bukowski demonstra que sua capacidade criativa é como vinho: quanto mais os anos passam, a qualidade fica incrivelmente melhor. Em escritos que vão de 1991 até 1993, um ano antes de sua morte, Bukowski abre as portas para que o leitor entre um pouco mais em seus sentimentos, medos e anseios, mudando completamente o pensamento amador de que tal autor não passava de um velho bêbado que estava sempre na pior lutando pela sobrevivência.
Aqui encontramos um Bukowski mais calmo, talvez devido à idade, mas, é claro, sem perder a altivez e a acidez nas palavras tão característica desse célebre escritor. Apresenta, em seu âmago, uma visão amadurecida da vida e do viver, ficando cada vez mais atrelado em sua arte para se esconder das mazelas que lhe assombravam no fim dessa vida produtiva. Nesse livro, as palavras “dançam” com elegância fazendo com que o leitor mergulhe em uma profunda reflexão sobre o envelhecer, o morrer e a própria morte.
A leitura dessa obra faz com que o leitor se aproxime de uma maneira metafisica do próprio autor à medida que o torna mais aberto para as nuances da vida. Com seus finais imprevisíveis e um belo encaixe das palavras, esse livro se torna de uma apreciação inominável para aqueles que admiram com afinco a literatura desse escritor.
Carlos Eduardo Soares Reis, do fato estático à flexibilidade criativa da vida.
Onde comprar: Amazon
Texto publicado na edição 2 da revista Eels.
Deixe um comentário