Livros

Assistente de vampiro, O

Darren está tendo dificuldades para aceitar a condição de meio-vampiro, ele se recusa a beber sangue humano, mas uma tragédia irá fazê-lo mudar a sua visão sobre o mundo dos vampiros

– 20/02/2010

O ASSISTENTE DE VAMPIRO
Cirque du freak: the vampire’s assistant
Série Circo dos horrores: a saga de Darren Shan, vol. 2
Darren Shan
Tradução de Aulyde Soares Rodrigues
176 páginas
Rocco, 2001
Comprar


Depois de uma breve introdução de Darren sobre o que aconteceu no volume anterior, o leitor vê uma típica cena de filme de terror. Uma pessoa sozinha caminha por um local deserto. Ela começa a ouvir estranhos barulhos. Tenta encontrar uma explicação racional para aquilo, o medo vai se instalando na mente. Passo acelerado, alguns sustos e perda da consciência. A criatura maligna faz mais uma vítima.

Darren está tendo dificuldades em aceitar a sua nova condição de meio-vampiro. Mesmo sabendo que o seu desejo é impossível, o garoto quer voltar a ser um menino normal. Ele se recusa a tomar o sangue de seres humanos, a única coisa que pode mantê-lo vivo. O sangue dos animais alivia um pouco a sede, mas não impede que Darren fique fraco.

O protagonista se sente solitário, pois teve que abandonar a família e os amigos. Ele não pode contar às pessoas sobre o fato de ser meio-vampiro, porque tem medo de que elas o odeiem e o tratem como monstro. Além disso, devido à sua grande força e à sede de sangue, Darren teme machucar acidentalmente as pessoas normais.

Preocupado com seu assistente, o vampiro Sr. Crepsley resolve voltar ao Circo dos Horrores. Lá Darren não precisa esconder de ninguém a sua nova condição. O garoto faz amizade com Ofídio, o menino-cobra, e Sam Crespo, um garoto esperto e curioso que pretende fazer parte da trupe daquele circo incomum.

É também no Circo dos Horrores que o protagonista conhece o líder dos misteriosos e mascarados anões que trabalham lá, o Sr. Desmond Tino, que gosta de ser chamado Des Tino. O dono do circo e Crepsley têm medo dele. Tino afirma que já conhecia Darren de algum lugar, mas o garoto não se lembra de tal encontro.

De repente fiquei sabendo por que aquele homem era tão temido. Ele era malévolo. Não apenas mau e desagradável, mas o próprio mal demoníaco. Era um homem que eu podia imaginar matando milhares de pessoas, só para ouvir os gritos.

Darren, que também é narrador da história, faz questão de frisar ao leitor de que aqueles dias felizes e tranquilos no Circo dos Horrores estavam com os dias contados. Uma tragédia envolvendo o terrível Homem-Lobo e um estranho defensor da natureza estava prestes a acontecer. As lembranças desse incidente serão dolorosas para Darren, mas o obrigarão a amadurecer e a rever a sua relação com o Sr. Crepsley. O protagonista o detesta, pois ele foi o responsável por transformá-lo em meio-vampiro. Mas não pode matá-lo ou abandoná-lo, porque precisa aprender com o vampiro como sobreviver no mundo dos sanguessugas.

O universo de Darren Shan “dessacraliza” a imagem dos vampiros. Eles estão longe de serem idealizações adolescentes de amantes ou os imortais nobres sedutores e cruéis. Não imortais, apenas vivem algumas de anos a mais do que os homens. Não têm presas, mas os dentes e unhas são fortes e resistentes. Não podem se transformar em animais. Os vampiros têm reflexo, mas não podem ser filmados ou fotografados. Alho, crucifixo e água benta são inofensivos. A luz do sol pode matá-los, assim como estacas, facadas, tiros e choque elétrico. Eles são resistentes, mas não invulneráveis.

O assistente de vampiro não é apenas uma história sobre vampiros, mas também sobre crescimento e amizade. Darren aprende que o processo de crescimento envolve perdas e sacrifícios. Aprende também que sempre carregamos conosco uma parte daqueles que nos são caros, pois os guardamos através de nossas lembranças.

Comentários (3)
  1. Jheneffer

    04 de janeiro de 2011 - 12:42

    Eu adoro livros e filmes de terror lir muitos livros de vampiros o que + me chamou a atenção foi o livro circo dos horrores estou tentando ler o livro assistente de vampiro na internet + só acho resumo só que eu sou brasileira e não desisto nunca vou conseguir e parabéns para o grande autor desses livros maravilhosos

  2. Jheneffer

    04 de janeiro de 2011 - 13:02

    Olá me chamo jheneffer tenho 13 anos e quero ser escritora tô fazendo um livro não é de vampiro nem terror embora seja o meu maor sonho mas sei que ainda não tenho capacidade farei de darren shan minha motivação com todo orgulho pois esse homem é de+

  3. jucileide

    15 de agosto de 2011 - 17:47

    OI COMO VAI ME CHAMO JUCILEIDE TENHO 17 ANOS SINCERAMENTE O LIVRO O ASSISTENTE DE VAMPIRO è UMA LENDA PRA MIM È UM LIVRO CHEIO DE MISTÈRIO E EMOÇAO.ESCREVO HISTORIAS DE VÀRIOS GENÊROS SOMENTE POR PRAZER.DARREN È REALMENTE UMA LENDA.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress