O APRENDIZ
The spook’s apprentice
Série As aventuras do Caça-feitiço, vol. 1
Joseph Delaney
Tradução de Lia Wyler
224 páginas
Bertrand Brasil, 2009
A história se passa em uma região medieval conhecida como Condado. Lá criaturas sobrenaturais como fantasmas, ogros e feiticeiras são reais e frequentemente causam problemas aos habitantes das cidades e aldeias. Para enfrentar as criaturas hostis, existe um tipo especial de exorcista conhecido como caça-feitiços.
Não é qualquer pessoa que pode ser um caça-feitiço. É preciso ser o sétimo filho de um sétimo filho, além de receber treinamento de um caça-feitiço mais experiente. Os caça-feitiços conseguem ver criaturas que outras pessoas não veem. Porém, esses exorcistas não usam magia nem contam com a ajuda divina para enfrentar os seres sobrenaturais. As únicas armas de que dispõem são o bom senso, a coragem, o instinto e o conhecimento. Este último é tão importante que os caça-feitiços costumam registrar em diários tudo o que aprendem e fazem em seus trabalhos.
Os acontecimentos do livro são narrados por Thomas (Tom) J. Ward, o aprendiz do título. Filho de agricultor, Tom vê no ofício de caça-feitiço a possibilidade de conhecer novos lugares. Entretanto, a vida dura e solitária de um caça-feitiço faz o jovem ficar em dúvida se deve ou não seguir essa carreira. Apesar de serem de grande ajuda à população, os caça-feitiços não são vistos com bons olhos. As pessoas morrem de medo do sobrenatural, e qualquer coisa ligada a ele, inclusive os caça-feitiços, é considerada maldita e de mau agouro.
O mestre de Tom é Gregory, o caça-feitiço local e um dos melhores no ramo. Com cara de pouco amigos, ele intimida a maioria das pessoas. Pouco se sabe sobre o passado dele. Além disso, o caça-feitiço possui uma casa na qual há um cemitério nos fundos. Nas covas estão presos ogros e feiticeiras. De todas as criaturas que os caça-feitiços enfrentam, talvez as feiticeiras sejam as mais perigosas. Mesmo mortas, elas continuam sendo um perigo. A alma de uma feiticeira pode possuir o corpo de uma pessoa viva ou renascer com as memórias da vida anterior e se vingar.
A narrativa feita em primeira pessoa torna a leitura envolvente. O leitor fica a par dos pensamentos e sentimentos de Tom. O treinamento é difícil, e as provas a que o rapaz é submetido rendem momentos de tensão ao leitor. Além de atravessar um matagal assombrado e passar a noite na companhia de fantasmas em uma casa, o jovem Tom vai enfrentar Mãe Malkin, a mais cruel e terrível feiticeira do Condado. Mãe Malkin estava presa em uma das covas da casa de Gregory.
Por ter um bom coração e ser ingênuo, Tom é enganado e liberta a terrível feiticeira. Para piorar a situação, o mestre do rapaz não está por perto nos momentos em que Tom precisa enfrentar Mãe Malkin. A história atinge o ponto alto quando o jovem aprendiz deve decidir se realmente quer ser um caça-feitiço, além de lutar contra Mãe Malkin e salvar as pessoas que ama. Durante a história aparecem algumas oportunidades de Tom abandonar o treinamento e voltar para casa sem qualquer problema.
Além do jovem aprendiz e seu mestre, outras duas personagens merecem ser destacadas. A primeira é a mãe de Tom. Ela não é uma simples esposa de agricultor, possui grandes conhecimentos sobre ervas e criaturas sobrenaturais. Antes de Tom nascer, ela já havia decidido que o filho seria um caça-feitiço. Segundo ela, um grande mal está se aproximando e somente Tom será capaz de enfrentá-lo. A verdade sobre a identidade da mãe de Tom é apresentada no segundo volume da série, A maldição.
A outra personagem é uma garota chamada Alice. Ela começa como inimiga de Tom, mas com o desenrolar da história, acaba adotando uma atitude ambígua. Em alguns momentos ela ajuda o rapaz; em outros, coloca Tom em situações de grande risco. A razão para o comportamento de Alice só vai ser descoberta por aqueles que lerem o livro. O leitor tem direito a surpresas.
Como primeiro volume de uma série, o livro O aprendiz cumpre bem o seu papel. Além de apresentar os principais personagens da série e deixar o leitor curioso e envolvido, o livro traz um tipo especial de herói. Os caça-feitiços usam mais a cabeça do que os punhos para resolverem problemas. Personagens assim costumam conquistar a simpatia do público. Se tiver dúvidas, pense no seriado Doctor Who.
Deixe um comentário