UM OLHAR DO PARAÍSO
The lovely bones
Direção: Peter Jackson
Roteiro: Fran Walsh, Philippa Boyens e Peter Jackson, baseado no livro de Alice Sebold
Elenco: Saoirse Ronan, Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Susan Sarandon, Stanley Tucci
Duração: 139 minutos
EUA, Reino Unido e Nova Zelândia, 2009
O filme é uma adaptação do livro Uma vida interrompida – Memórias de um anjo assassinado, publicado no Brasil pela Ediouro e infelizmente fora de catálogo. A obra é difícil de ser encontrada em sebos.
Susie Salmon é uma garota de 14 anos que mora num bairro do subúrbio da Pensilvânia. Ela queria ser uma fotógrafa quando crescer. A menina se encontrava num bom momento, pois o garoto por quem ela estava paixonada a havia convidado para sair. Infelizmente o espectador não poderá testemunhar o encontro romântico de Susie, pois ela é violentada e morta por George Harvey, o vizinho da protagonista.
Apesar do título, Susie não vai para o paraíso. Ela está numa espécie de limbo ou purgatório. O lugar se transforma de acordo com os pensamentos e sentimentos da garota. Em alguns momentos, o espectador tem a impressão de estar vendo um quadro animado de Salvador Dalí. Folhas viram pássaros e imensos barcos engarrafados navegam pelos mares, entre outras imagens surrealistas.
Nesse lugar especial, Susie conhece uma garota chamada Holly. Ela explica à jovem Salmon para ir ao paraíso deve-se abandonar os sentimentos que a prendem ao mundo dos vivos e aceitar a própria morte. Susie está frustrada por não poder realizar seus sonhos nem ter conseguido o seu primeiro beijo, além de sentir falta da família e vontade de se vingar de seu assassino.
Além de acompanhar o que acontece com sua família e amigos, Susie é assombrada por pesadelos com o momento de sua própria morte. A família da protagonista foi abalada pela trágica morte da garota. O pai busca vingança e se intromete muito nas investigações da polícia. A mãe não consegue chegar perto do quarto da filha morta e, por isso, mantém o local fechado. O irmão e a irmã de Susie tentam seguir em frente. A avó amalucada, que é vicada em bebidas e cigarros, acaba assumindo o comando da casa e da família.
George Harvey, o vizinho e serial killer, saboreia o momento em que estuprou e matou Susie. Ele guarda como troféu o corpo da vítima em seu porão. Harvey acredita piamente em sua impunidade e já planeja cometer outro assassinato. A irmã mais nova de Susie está desconfiada do vizinho. As cenas em que ela procura provas para incriminar Harvey são bem tensas.
Um olhar do paraíso é uma história tocante sobre a superação de tragédias e o amor da família. O final não é previsível, embora não cause tanto impacto. Os efeitos especiais dão um toque especial às cenas que ocorrem no purgatório. O suspense e a perseguição do pai ao vizinho prendem a atenção do espectador. Pode não ser o melhor filme do ano, mas vale cada minuto dedicado a ele.
rute
30 de maio de 2012 - 10:44
adorei chorei muito gostaria de saber se tem o livro .obrigada.
Luiz Fernando Cardoso
31 de maio de 2012 - 00:55
O livro está fora de catálogo. Foi publicado pela Ediouro.
Raiana
31 de maio de 2012 - 10:54
Hj, 31/05/2012 assisti pela Fox “Um Olhar do Paraíso” ao mesmo tempo que me chocou, achei o filme lindo, é como se vc estivesse nakele momento, gostei, só não deu tempo de ver o final por que ja estava super atrasada p o trabalho…hehe se puder me contar eu agradeço rsrsrsrs
marines da silva
02 de junho de 2012 - 18:53
assisti pela fox tbm dia 31/05/2012 mas ja peguei o filme pela metade entrei na internet para ver todo o filme muito lindo e triste principalmente prq ela nen chega a curtir seu grande amor o final tbm me chateou pois a familia nunca achou o corpo da garota mas valeu a pena o flime e muito bom
carlos
17 de outubro de 2013 - 04:14
o filme é otimo pessoal! vale a pena assistir meesmo!
Giovana felix
26 de dezembro de 2013 - 23:39
Foi o melhor filme que já vi.gostaria muito de comprar o livro como faço?
Luiz Fernando Cardoso
27 de dezembro de 2013 - 13:29
Giovana,
Infelizmente o livro está fora de catálogo. Tente http://www.estantevirtual.com.br
janaynna
15 de fevereiro de 2015 - 22:47
Esse filme mexe com migo toda vez qur Assisto As Cenas. os personagens À História Contada em sir. É muito Especial, ir Crítica. Obrigada por vcs terem compartilhado com Todos nós Brasileiros.