A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou os vencedores das 21 categorias do 52º Prêmio Jabuti. O livro Se eu fechar os olhos agora, de Edney Silvestre, ficou com o primeiro lugar da categoria Romance. Já José Rezende Jr., autor de Eu perguntei pro velho se ele queria morrer, e Marina Colasanti, de Passagem em trânsito, obtiveram as melhores classificações nas categorias Contos/Crônicas e Poesia, respectivamente. Em Infantil, Os herdeiros do lobo, de Nelson Cruz, ficou com o primeiro lugar. O angolano Ondjaki, autor de Avó Dezanove e o segredo do soviético, foi o melhor classificado na categoria Juvenil. Confira os demais vencedores no site do Prêmio Jabuti.
Os primeiros colocados de cada categoria recebem o prêmio de R$ 3 mil. No dia 4 de novembro, data da cerimônia de entrega dos prêmios, serão conhecidos os vencedores das categorias Livro Ano de Ficção e Não-Ficção. Na primeira, concorrem os vencedores de Romance, Contos e Crônicas, Poesia, Infantil e Juvenil. Já em Livro do Ano de Não-Ficção, concorrem os ganhadores de Teoria/Crítica Literária; Reportagem; Ciências Exatas, Tecnologia e Informática; Economia, Administração e Negócios; Direito; Biografia; Ciências Naturais e da Saúde; Ciências Humanas; Didático e Paradidático; Educação, Psicologia e Psicanálise; Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes.
Os dois vencedores do Livro do Ano ganham, cada um, R$ 30 mil. A partir de 5 de outubro, o público poderá votar através da internet nos melhores livros do anos.
Deixe um comentário