A versão documental do projeto literário Amores expressos, idealizado pelo produtor cultural Rodrigo Teixeira, inicia a faixa da TV Cultura dedicada exclusivamente a produções independentes: sempre às quintas-feira, no horário das 23h15, com reprise aos sábados, às 21h45.
A proposta inicial de Teixeira era fazer uma coleção de livros. Dezesseis escritores, de diferentes estilos e origens, foram a diferentes cidades do mundo. Cada um deles ficaria um mês em seu destino para buscar inspiração para escrever uma história de amor. A editora Companhia das Letras é que está publicando os livros da coleção Amores expressos. O segundo passo de Rodrigo Teixeira foi transformar seu projeto em um produto audiovisual. O resultado são 16 documentários de 22 minutos sobre as cidades visitadas pelos escritores. A série não é um reality show, mas um programa sobre o processo de criação literária e o amor, o mergulho de um escritor em busca de uma história.
O primeiro episódio de Amores expressos, que será exibido no dia 28 de abril, as 23h15, traz a experiência do escritor Antonio Prata em Xangai, na China. Outros escritores que também participaram do projeto são André de Leones(São Paulo, Brasil); Cecilia Gianetti (Berlim, Alemanha); Daniel Galera (Buenos Aires, Argentina); João Paulo Cuenca (Tóquio, Japão); Joca Reiners Terron (Cairo, Egito); Amílcar Bettega (Istambul, Turquia); Luiz Ruffato (Lisboa, Portugal); Chico Mattoso (Havana, Cuba); Lourenço Mutarelli (Nova York, Estados Unidos); Adriana Lisboa (Paris, França); Sergio Sant’Anna (Praga, República Tcheca); Bernardo Carvalho (São Petersburgo, Rússia); Reinaldo Moraes (Cidade do México, México); Daniel Pellizzari (Dublin, Irlanda); e Antonia Pellegrino (Bombaim, Índia).
Deixe um comentário