O Concurso Hydra tem como objetivo mostrar o melhor da literatura fantástica brasileira para leitores em língua inglesa. A nova edição do concurso é uma parceria da revista Orson Scott Card’s Intergalactic Medicine Show – IGMS (www.intergalacticmedicineshow.com) e dos sites A bandeira do elephante e da arara (www.eamb.org) e Universo Insônia (universoinsonia.com.br). O organizador da nova edição do Hydra é o publicitário e agitador cultural Tiago Castro, coorganizador do Fantasticon e editor do site Universo Insônia.
Podem participar do concurso todos os autores brasileiros com contos de literatura fantástica publicados pela primeira vez entre os anos de 2011 e 2012. As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas até o dia 31 de agosto. O regulamento completo pode ser visto no site Universo Insônia (universoinsonia.com.br).
Um grupo de três juízes irá selecionar os três finalistas do concurso. O escritor Orson Scott Card, autor do livro O jogo do exterminador, e Edmund R. Schubert, editor da IGMS, irão escolher o vencedor. Os contos finalistas serão traduzidos para o inglês pelo escritor Christopher Kastensmidt (série A bandeira do elephante e da arara). O conto vencedor será publicado na Orson Scott Card’s Intergalactic Medicine Show, e o autor dele receberá remunerado.
O paulista Brontops Baruq, com o conto “História com desenho e diálogo”, venceu a primeira edição do Hydra. O segundo colocado, Flávio Medeiros Júnior (“Por um fio”), também o conto publicado na IGMS.
O nome do Concurso Hydra foi tirado de uma constelação que representa a monstruosa serpente de várias cabeças morta pelo semideus Hércules. Além disso, a constelação Hydra atravessa os hemisférios celestiais norte e sul. O concurso Hydra pretende pretende unir os hemisférios norte e sul da ficção especulativa.
Deixe um comentário