Notícias

Governo de São Paulo distribui livros com palavrões a escolas

Após o caso do mapa com dois Paraguais, governo de São Paulo comete mais um erro

– 19/05/2009

A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo distribuiu às escolas um livro com palavrões e expressões de caráter sexual, para ser usado como material de apoio para a estudantes da terceira série do ensino fundamental. O governo disse que houve falha na escolha da obra e determinou o recolhimento do 1216 exemplares distribuídos.

O livro que foi distribuído e recolhido é Dez na área, um na banheira e ninguém no gol, da editora Via Lettera. São 11 histórias em quadrinhos sobre futebol feitas por diferentes artistas. Roberto Gobatto, gerente de marketing da editora, afirma que apenas atendeu ao pedido de compra. “Não sabíamos para qual faixa etária seria destinada. Se soubéssemos, avisaríamos a secretaria”, disse Gobatto.

Leia abaixo a nota divulgada sobre a Secretaria da Educação sobre o caso.

A Secretaria de Estado da Educação determinou ainda na semana passada (dia 15) o recolhimento imediato da publicação “Dez na área, um na banheira e ninguém no gol”. É importante esclarecer que o livro é apenas um dos 818 títulos, comprados de 80 editoras, para apoiar o programa Ler e Escrever, voltado a reforçar a alfabetização de crianças.

Apenas 1.216 exemplares do título foram efetivamente distribuídos às escolas, o que significa 0,067% do 1,79 milhão de livros colocados à disposição das crianças como material de apoio nas salas de aula. O governo faz grande esforço para estimular o hábito da leitura pelas crianças, pois isso favorece muito o aprendizado.
O livro citado seria utilizado por alunos da terceira série, mas sua escolha foi um erro, pois o material é inadequado para alunos dessa idade. A falha foi apontada pelos coordenadores pedagógicos do programa Ler e Escrever tão pronto receberam os primeiros exemplares do livro na semana passada.

A Secretaria da Educação instaurou uma sindicância para apurar as responsabilidades pelo processo de seleção dos livros, que tem prazo de 30 dias para ser concluída.

Fonte: Folha de S. Paulo.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress