A escolha do melhor livro de ficção da edição de 2010 do Prêmio Jabuti gerou polêmica. A obra vencedora foi Leite derramado, de Chico Buarque, publicado pela editora Companhia das Letras. Inconformado com o resultado, o diretor do Grupo Editorial Record, Sérgio Machado, decidiu boicotar a premiação. O executivo achou a escolha injusta, pois o livro de Chico Buarque havia ficado em segundo lugar na categoria Romance, atrás do livro Se eu fechar os olhos agora, de Edney Silvestre, publicado pela Record.
A incoerência nos resultados vem do fato de o regulamento do Jabuti estabelecer júris diferentes para cada uma das categorias (Romance, Contos e Crônicas, Poesia etc.) e a premiação geral do Livro do Ano. No blogue Prosa Online, o jornalista Miguel Conde faz uma relação dos livros que não ganharam nas categorias específicas, mas levaram o prêmio de Livro do Ano.
Para evitar mais dores de cabeça, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), responsável pelo Jabuti, decidiu mudar o regulamento do prêmio. As novas regras serão anunciadas na sede da CBL em São Paulo, na manhã de terça-feira, perto do início das inscrições para a edição de 2011 do Prêmio Jabuti. O anúncio será feito por Karine Pansa, presidente da CBL, e José Luiz Goldfarb, curador da premiação.
Fonte: O Globo.
Deixe um comentário