Segundo o jornal A Folha de S. Paulo, a escritora Ana Miranda vai escrever a biografia A musa praguejadora, sobre o poeta barroco Gregório de Matos. A obra está prevista para este semestre e será publicada pela Record. O livro terá imagens e trechos mais literários, baseados em poemas biográficos de Gregório.
Essa não é a primeira vez que Ana Miranda faz um livro sobre Gregório de Matos. Há vinte cinco anos, a escritora lançou o romance Boca do Inferno, do qual o poeta barroco era personagem.
Advogado e poeta do Brasil colônia, Gregório de Matos nasceu em Salvador (BA), no dia 7 de abril de 1623. Estudou no Colégio dos Jesuítas e depois transferiu-se para Coimbra, onde se formou em Direito. De volta ao Brasil, teve uma existência boêmia e aborrecida com tudo e todos. Através de sua poesia satírica, Gregório criticou o governo e a sociedade da época, inclusive o clero. Seus escritos lhe renderam o apelido de Boca do Inferno. Chegou a ser degredado para Angola. Porém, voltou ao Brasil e se estabeleceu em Pernambuco, onde faleceu em 1696. Além de poemas satíricos, Gregório de Matos escreveu poesia lírica, sacra e erótica.
Deixe um comentário