O escritor estadunidense Philip Roth venceu o Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras de 2012. Roth irá receber a quantia de 50 mil euros (aproximadamente US$ 62 mil). O prêmio será entregue no mês de outubro em uma cerimônia na cidade de Oviedo, presidida pelos herdeiros da coroa espanhola, Felipe de Borbón e Letizia Ortiz.
Figura constante na lista de indicados para o Prêmio Nobel de Literatura, o escritor é considerado um dos melhores autores dos Estados Unidos da segunda metade do século XX. Além de Roth, outros estadunidenses que ganharam o Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras foram Arthur Miller (2002), Susan Sontag (2003) e Paul Auster (2006).
Criado em 1981, na Espanha, o Prêmio Príncipe das Astúrias é concedido anualmente a pessoas ou instituições que tenham feito grandes contribuições nas áreas de artes, letras, desporto, ciências sociais, comunicação e humanidades, concórdia, cooperação internacional, investigação científica e técnica. Uma escultura feita pelo artista catalão Joan Miró é oferecida aos vencedores.
Deixe um comentário