Notícias

Oscar Fussato Nakasato é o vencedor do Prêmio Benvirá

O livro de Nakasato, Nihonjin, tem como pano de fundo a imigração japonesa

– 14/02/2011

Neto de imigrantes japoneses, o professor de literatura Oscar Fussato Nakasato é o vencedor do 1º Prêmio Benvirá de Literatura. Além da quantia de R$ 3 mil, Nakasato terá seu romance de estreia, Nihonjin, lançado em abril pelo selo Benvirá, da editora Saraiva.

A escolha de Nihonjin pela comissão julgadora (José Luiz Goldfarb, Nelson de Oliveira e Ana Maria Martins) foi unânime. “Esse romance é, antes de tudo, uma competente reconstrução histórica da imigração japonesa, tema pouco presente em nossa literatura. Sua força literária está não apenas na linguagem direta e sem firulas, nos personagens e nos conflitos marcantes, mas também no poder de comover o leitor”, afirma a comissão.

O romance vencedor de Nakasato conta a história do japonês Hideo Inabata, que vem ao Brasil nos anos 1920 e tem dificuldade em se adaptar ao novo país. Com o passar dos anos, o nipônico se arrepende por ter sido tão duro com o filhos Haruo e Sumie. O primeiro assumiu a brasilidade mas morreu assassinado após a Segunda Guerra. Já a filha trocou o marido japonês por um “brasileiro”. O livro é uma história universal em que até o mais duro sujeito se rende às mudanças de lugar, tempo e coração.

Fonte: PublishNews.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress