Notícias

O poeta Tomas Tranströmer ganha o Nobel de Literatura

Autor sueco de 80 anos é o novo vencedor de um dos prêmios mais prestigiados da literatura

– 06/10/2011

A Academia Sueca anunciou nesta quinta-feira o novo vencedor do Prêmio Nobel de Literatura: o poeta sueco Tomas Tranströmer. O escritor foi escolhido “porque, através de suas imagens condensadas, translúcidas, ele nos proporciona um novo acesso à realidade”. Além do reconhecimento, o autor leva a quantia de US$ 1,5 milhão.

Nascido em Estocolmo, no dia em 15 de abril de 1931, Tranströmer publicou o seu primeiro livro, 17 poems, em 1954. A obra foi bastante elogiada em seu país de origem. A partir da década de 1960, com as traduções para os inglês, os poemas do escritor sueco se tornaram conhecidos pelo resto do mundo. Apesar de traduzida para mais de 50 idiomas, a obra de Tranströmer, composta por mais de 20 livros, é praticamente inédita no Brasil.

Além da poesia, Tranströmer também se dedicou à psicologia, trabalando com adolescentes e jovens infratores, além dos dependentes químicos.

O derrame sofrido em 1990, que limitou a fala e os movimentos do lado direito do corpo, não interferiu no trabalho do poeta.

Há mais de trinta anos um autor sueco não é agraciado com o Nobel. Em 1974, os escritores Eyvind Johnson e Harry Martinson tiveram que dividir o prêmio.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress