Notícias

“Nova” peça de Shakespeare será publicada em livro

A peça Double Falsehood foi considerada uma falsificação, mas os pesquisadores da editora britânica Arden discordam

– 17/03/2010

Em 1727, Lewis Theobald encenava pela primeira vez a peça Double Falsehood (Dupla Traição). O autor disse que a obra era uma adaptação de uma peça de Shakespeare,  escrita em parceria com o dramaturgo John Fletcher, mas o trabalho foi considerado uma falsificação, e Theobald ficou desacreditado.

Os acadêmicos da editora britânica Arden, que publica as obras shakesperianas, resolveram levar a sério as afirmações de Lewis. Segundo eles, parte do texto de Double Falsehood foi feita com base no trabalho de Shakespeare. A maior parte da primeira metade da peça foi feita pelo Bardo, já a segunda metade, tem predomínio da escrita de Fletcher.

Os pesquisadores acreditam que Double Falsehood seja baseada na história de Cardenio, um personagem do livro Dom Quixote, de Cervantes. Segundo o professor Brean Hammond, da Universidade de Nottinghan e editor da última coleção de obras de Shakespeare para a Arden, a polêmica peça foi escrita pouco após a publicação da tradução de Dom Quixote, em 1612.

Double Falsehood vai ser lançada em livro no dia 22 de março. A publicação deve dar origem à uma série de discussões dos especialistas sobre o que Shakespeare escreveu de fato e que foi atribuído a ele.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress