Notícias

Morre o escritor Gore Vidal

Neto e primo de políticos, Gore Vidal foi um crítico ácido da polítca dos Estados Unidos

– 02/08/2012
Gore Vidal

Gore Vidal (foto: David Shankbone).

Devido às complicações de uma pneumonia, morreu aos 86 anos, no dia 31 de julho, o escritor Gore Vidal.

Eugene Luther Gore Vidal nasceu em 1925 na Academia Militar de West Point (Estados Unidos). Neto de um senador e primo do ex-vice-presidente Al Gore, o escritor foi bastante ativo politicamente. Foi candidato ao Congresso pelo Partido Democrata em 1960 e em 1982, mas não foi eleito nas duas vezes. Retratou de forma irônica e mordaz os bastidores do poder em uma série de romances e ensaios. Entre eles estão obras como Lincoln, Washington, Burr, Império e Hollywood.

A carreira literária de Vidal começou cedo. Ainda na adolescência, escreveu contos e poemas. Aos 19 anos, escreveu o seu primeiro romance, Williwaw. Feito durante a Segunda Guerra Mundial, quando o escritor servia na Marinha, o livro é um retrato da vida popular.

Além da política, outro tema que Gore Vidal abordou com extrema franqueza foi o homossexualismo. Publicado em 1948, o romance A cidade e o pilar escandalizou o público conservador por tratar abertamente o tema. Vidal também escreveu peças de teatro e roteiros para cinema e televisão.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress