Morreu na manhã do dia 20 de agosto, aos 87 anos, o escritor Elmore Leonard. A causa da morte foram complicações de um acidente vascular cerebral (AVC).
Leonard nasceu em Nova Orleans, Estados Unidos, no dia 11 de outubro de 1925. Grande nome na literatura policial, Elmore Leonard foi publicitário e escreveu livros de western. A consagração viria com os thrillers e romances policiais.
Entre os livros mais conhecidos do escritor estadunidense estão Ponche de rum, que deu origem ao filme Jackie Brown, Bandidos e Os comparsas, que ganhou as telas do cinema como Irresistível paixão.
O submundo de cidades como Detroit e Miami são os cenários das obras mais famosas de Leonard, cujos protagonistas são policiais, criminosos e assassinos. Em suas histórias, o autor usava o diálogo e fugia dos parágrafos longos, das descrições extensas de paisagens e dos monólogos.
A maioria dos livros de Elmore Leonard lançados no Brasil foram publicados pela editora Rocco, todos em catálogo e disponíveis ao público (Nada a perder, Os órfãos de Ruanda, Na mira da arma, Quarenta chibatadas menos uma, Os caçadores de recompensas, Valdez vem aí, Hombre, A lei em Randado, O último posto no rio Sabre, Fuga de cinco sombras, Quando as mulheres saem para dançar, Hot Kid, Cassino Blues, Kill Shot, Os amores de Honey e Os comparsas). Já a Record publicou duas obras: Bandidos e Joe La Brava, esta fora de catálogo. A Companhia das Letras irá lançar em outubro Raylan, último livro de Leonard. No ano que vem, a editora pretende publicar Djibouti.
(Escrito com informações da Folha de S. Paulo)
Deixe um comentário