Devido a complicações de um derrame, o escritor e ilustrador Maurice Sendak morreu, aos 83 anos, na terça-feira desta semana. Filho de pais judeus e nascido nos Estados Unidos, em 1928, Sendak é conhecido por abordar temas considerados pouco apropriados para crianças, como solidão e rebeldia.
Sua obra mais conhecida é Onde vivem os monstros, que foi transformado em filme em 2009 pelo diretor Spike Jonze. No livro, um garoto chamado Max, após ser mandado de castigo para o quarto, realiza uma viagem imaginária até uma ilha habitada por monstros. Lá o garoto se torna o rei dessas criaturas. O livro foi publicado no Brasil pela editora Cosac Naify.
Outros livros de Sendak que merecem destaque são Os sete monstrinhos, que virou série animada (exibida na TV Cultura), In the night kitchen e Outside over there. Os dois últimos compõem uma trilogia com Onde vivem os monstros.
O último trabalho concluído de Sendak, o livro Bumble-Ardy, cujo protagonista é um porco órfão, foi lançado no ano passado no exterior. Antes de morrer, o escritor escrevia uma história dedicada ao irmão falecido, My brother’s book. O livro será lançado em fevereiro do ano que vem.
O texto foi escrito com informações dos sites Omelete e Ípsilon.
Deixe um comentário