Notícias

Mark Twain é censurado nos Estados Unidos

Os livros As aventuras de Huckleberry Finn e As aventuras de Tom Sawyer tiveram a palavra “nigger” retirada de suas páginas

– 07/01/2011

De acordo com a Folha.com, as novas edições de dois clássicos do escritor Mark Twain tiveram a palavra “nigger” (“negro”) limadas de suas páginas. Na nova versão de As aventuras de Huckleberry Finn, Jim, amigo do protagonista, é mencionado apenas como “slave” (“escravo”). Já em As aventuras de Tom Sawyer, o personagem conhecido como “Injun Joe” passa a ser “Indian Joe”.

O responsável por tais atrocidades é Alan Gribben, professor de literatura da Universidade Auburn de Montgomery do Alabama. A pequena NewSouth Books é quem irá publicar essas edições censuradas. Em entrevista a uma rádio, Gribben justificou o seu ato dizendo que o contexto cultural atual é muito diferente daquele em que as obras de Twain foram publicadas originalmente.

Desde o anúncio dessas novas edições, a editora NewSouth Books vem recebendo telefonemas e e-mails desfavoráveis.  A imprensa também critica o ato de censura e correção política da editora. O New York Times se diz “horrorizado” com as edições.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress