Notícias

Manuscrito de livro nunca publicado por C. S. Lewis

O pesquisador Steven Beebe descobriu num caderno os manuscritos de um livro sobre linguagem que seria escrito em conjunto por C.S. Lewis e J. R. R. Tolkien

– 22/07/2009

Os escritores C. S. Lewis (As crônicas de Nárnia) e J. R. R. Tolkien (O senhor dos anéis) tinham um projeto de escreverem juntos um livro sobre linguagem, na década de 1940. De acordo com uma carta de Tolkien para seu filho Christopher, a obra iria se chamar Language and human nature (A linguagem e a natureza humana) e a publicação desta, que nunca aconteceu, estava agendada para 1950. Até agora, pensava-se que o livro nunca fora iniciado.

O professor e coordenador do Departamento Estadual de Estudos sobre Comunicações do Texas, Steven Beebe descobriu algumas páginas do manuscrito inédito na Biblioteca Bodleian da Universidade Oxford e recentemente documentou que o escrito era o começo do livro não escrito de Lewis e Tolkien. Não há provas de que Tolkien tenha escrito algo para o projeto dele com o amigo Lewis.

“O que é excitante é que o manuscrito inclui algumas das melhores e mais precisas declarações de Lewis sobre a natureza da linguagem e do significado. Tanto Lewis quanto Tolkien escreveram separadamente sobre linguagem, comunicação e significado, mas eles nunca publicaram algo em conjunto”, declara Beebe, que escreveu um artigo sobre a sua descoberta. Com o título de “Manuscrito encontrado de ‘A linguagem e a natureza humana’: C.S. Lewis sobre linguagem e significado”, o texto será publicado no ano que vem, no jornal Seven: An Anglo-American Literary Review, que publica trabalhos focados no estudo dos sete mais proeminentes autores britânicos do século XX, entre os quais estão Lewis e Tolkien.

Beebe encontrou os trechos do manuscrito num pequeno caderno, em que Lewis escreveu a palavra “Esboços”. Estavam também no esfarrapado caderno os fragmentos de ideias iniciais dos livros O sobrinho do mago e A viagem do Peregrino da Alvorada, ambos da série As crônicas de Nárnia, além de ideias sobre uma variedade de assuntos não publicados. Vários anos após a descoberta e pesquisas adicionais, Steven Beebe concluiu tratar-se do manuscrito do livro perdido de Lewis.

O manuscrito ainda não está disponível para publicação. A permissão será dada pela C.S. Lewis Pte, em um processo que está em andamento. Quando for publicado, Beebe acredita que o manuscrito irá permitir novas visões sobre o pensamento de Lewis sobre da natureza da linguagem, com destaque nos aspectos da linguagem oral, e sobre como significado acontece quando há comunicação entre os seres humanos.


Fonte: Universo Fantástico.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress