Após os escândalos dos livros com palavrões e mapas errados, a Secretaria da Educação do governo José Serra comete mais um erro. Dessa vez, o programa Ler e Escrever enviou para as crianças do ensino fundamental um livro destinado a adolescentes. Foram distribuídos 1333 exemplares da obra Poesia do dia – Poetas de hoje para leitores de agora, publicado pela editora Ática.
Em nota enviada ao jornal Folha de São Paulo, a direção da Abril Educação (responsável pela Ática) afirma que o livro é recomendado para adolescentes de 13 anos. Essa informação é reforçada na contracapa, na apresentação e no suplemento do professor. “Espero que o Serra não ache o texto um horror, como ele disse do outro livro. Horror é quem escolhe essas obras para crianças”, disse Joca Reiners Terron, um dos poetas do livro.
Os exemplares distribuídos foram retirados das salas de aula, mas permanecerão nas escolas para consulta dos alunos mais velhos. A abordagem dos assuntos dos poemas do livro devem ser feitas com a supervisão de um especialista.
A Secretaria Estadual da Educação não disse como é feita a escolha dos livros. A investigação do caso do outro livro ainda não foi concluída.
Fonte: Folha de S. Paulo.
Deixe um comentário