Quem nunca ouviu falar sobre Elvis estar vivo, crocodilos vivendo nos esgotos, palhaços que roubam órgãos e Bill Gates ser o Anticristo?
Motivado pela curiosidade, Tomás Hijo, escritor, ilustrador e professor da Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), reuniu mais de 500 lendas urbanas na obra El Libro Negro de las leyendas urbanas, los bulos y los rumores maliciosos (O Livro Negro das lendas urbanas, das mentiras e dos rumores maliciosos). O autor adverte que as histórias são falsas e devem ser encaradas com ceticismo pelos leitores. O livro é dividido em 13 capítulos (Crimes lendários”, “O sobrenatural”, “Conspirações e versões não oficiais”, “A coisa da morte” etc.).
Segundo Hijo, as lendas urbanas são “histórias escritas por muitas mãos, já que quando uma pessoa constrói uma boa história, sempre há outra que se sente obrigada a preencher as lacunas e, no final, são quase perfeitas”. Por serem de domínio público, escritores e roteiristas as utilizam em suas obras. Histórias sobrenaturais, conspirações e versões não oficiais são as mais utilizadas.
Fonte: Folha Online.
Lilian
30 de novembro de 2010 - 20:27
Onde posso comprar o livro negro das lendas urbanas…?
Luiz Fernando Cardoso
01 de dezembro de 2010 - 17:01
Talvez pela Livraria Cultura.