O romance As correções, de Jonathan Franzen, vai virar série de televisão na HBO. O episódio piloto, que está em produção, terá duas horas de duração. O roteiro do episódio é uma parceria entre o cineasta Noah Baumbach (A lula e a baleia, Greenberg) e o próprio Franzen. Baumbach também está na direção do piloto. No elenco estão nomes de peso: Ewan McGregor, Chris Cooper, Dianne Wiest, Maggie Gyllenhaal e Rhys Ifans.
Se o projeto for aprovado, a previsão é que a série tenha quatro temporadas de dez episódios cada.
A trama do livro traz os conflitos de uma típica família estadunidense da década de 1990. Os Lambert são a encarnação da crise de valores da sociedade contemporânea. O teimoso e cheio de manias Alfred (Cooper) e sua esposa, a dona-de-casa Enid (Wiest), vivem às turras numa pequena cidade do Meio-Oeste dos Estados Unidos. Para fugir da medíocre vida em família, os três filhos do casal fogem para as metrópoles da Costa Leste.
Gary, o mais velho, é um banqueiro deprimido e paranóico que acabou com o próprio casamento. A caçula, Denise (Gyllenhaal), é uma chef de cozinha bissexual que perde o emprego por causa da vida sexual tumultuada. Chip (McGregor), o irmão do meio, é um roteirista frustrado e perde o emprego de professor universitário ao envolver com uma aluna.
O escritor Jonathan Franzen aborda temas como a instabilidade do mercado financeiro, as promessas de bem-estar dos novos antidepressivos, a moral religiosa da velha geração e a ausência de escrúpulos da juventude dos Estados Unidos neste romance em os personagens procuram incessantemente corrigir os rumos que dão à própria vida. Além disso, o autor também mostra o conflito entre dois mundos: o conservadorismo dos pais e o pragmatismo sem horizonte dos filhos.
Publicado no Brasil pela Companhia das Letras, o livro As correções ganhou nos Estados Unidos o National Book Award em 2001. As informações são do site Omelete.
Deixe um comentário