Segundo o Omelete, o livro A espuma dos dias, do francês Boris Vian, vai ganhar mais uma adaptação para cinema. O novo filme será dirigido por Michel Gondry (Brilho eterno de uma mente sem lembrança). Os atores Audrey Tautou e Romain Duris farão o casal de protagonistas da obra. A produção do filme deve começar em março de 2012.
A primeira adaptação de A espuma dos dias é de 1968, feita por Charles Belmont. O segundo filme é uma produção japonesa de 2001, com o título de Chloe. O compositor russo Edison Denisov fez uma ópera, em três atos, baseada no livro de Vian.
O livro A espuma dos dias apresenta um enredo surreal e metafórico, em alguns momentos irônico. Collin é um jovem que fica rico graças ao pianocktail, um instrumento musical em que cada nota corresponde a um ingrediente de coquetel. O rapaz se casa com Chloe em uma grande cerimônia. Na lua-de-mel do casal, a esposa de Collin acaba sendo vítima de uma estranha doença: uma vitória-régia cresce no pulmão da mulher. A única maneira de curar Chloe é mantê-la cercada de flores. Enquanto isso, o casal amigo de Collin, Chick e Alise, também vive um momento de crise. Chick está investindo todo o seu dinheiro nas obras so escritor Jean-Sol Partre. Desesperada, Alise tentar convencer o escritor a parar de escrever, evitando que o marido vá à falência.
A editora Nova Fronteira publicou o livro A espuma dos dias no Brasil em 1984. Atualmente, a edição brasileira está fora de catálogo e é difícil de encontrar em sebos.
Deixe um comentário