O lançamento do livro de Cristiano Baldi, Correr com rinocerontes (288 páginas, Não Editora), acontece no dia 7 de junho quarta-feira), a partir das 19h30, na Livraria Bamboletras (Rua General Lima e Silva, 776 – Porto Alegre, RS). Além da presença para a sessão de autógrafos, haverá a leitura de trechos da obra por Fábio Malavóglia.
O romance de Baldi conta a história de um jovem que é forçado a sair de São Paulo e retornar a Porto Alegre, onde está um passado cheio de mistérios e traumas do qual ele fugiu. Com humor e linguagem superlativa, o autor constrói a história desse jovem que não pode ser enquadrado em rótulos nem defende bandeiras ou profere discursos. Um personagem que pode ser odiado e admirado ao mesmo tempo.
Sobre Correr com rinocerontes, o escritor Paulo Scott escreve:
Não há como falar da pequena grande revolução que aconteceu na literatura produzida no Rio Grande do Sul na década passada sem mencionar o nome de Cristiano Baldi e o seu livro de contos intitulado Ou clavículas, editado pela lendária Livros do Mal. Dono de uma dicção sarcástica, de um olhar sarcástico, Baldi é desses autores que não temem escancarar o lado menos ambicioso, menos heroico do cotidiano das relações – dos fatos e dos resgates que nos cercam quando nos inclinamos sem bússolas às relações, aos afetos, às aventuras. Penso que esta novela tem muitos méritos não apenas ligados à construção narrativa em si, à história em si, mas à eleição da linguagem empregada e do tom de humor empregado.
Deixe um comentário