No dia 26 de junho (terça-feira), a partir das 19h, acontece o lançamento do livro Antes que os espelhos se tornem opacos (112 páginas, Dublinense, R$ 32,00), de Juarez Guedes Cruz. O local do evento é a Saraiva MegaStore – Moinhos Shopping (Rua Olavo Barreto, 36, 3º Piso – Porto Alegre, RS).
Sinopse da editora
Mais do que um livro de ações ou acontecimentos, Antes que os espelhos se tornem opacos é um livro de sensações. Para Juarez Guedes Cruz, mais do que as experiências em si, importam os sentimentos e emoções que estão conectados a elas. A atenção do leitor é desviada para as diferentes formas de absorver a solidão, a dúvida, a perda, a dor, a incerteza, a culpa. Nem sempre há um elemento para amortecer o impacto, assim como não há idílio, salvaguarda ou otimismo.
O olhar de Juarez é contemplativo. Ele está presente em um conto que se passa no ritmo do tango, em que um homem relembra a derradeira dança com a mulher amada; está também em um sinistro relato de um escritor que se isola em uma cabana para escrever seu mais importante romance; está naquele fim de tarde à beira-mar, quando um homem e uma mulher se encontram e se apaixonam; está presente da primeira à última página, esboçando reações e traçando a intensidade dos sentimentos.
“Quase todas as narrativas põem em primeiro plano o olhar”, diz Flávio Aguiar no posfácio do livro. “Por esses olhares agonizantes, desfilam casas que talvez existam apenas na memória, espelhos que silenciam para sempre, as imagens de um agonizante que se refugia no sonho”, completa.
Há influências diretas de Jorge Luis Borges e Julio Cortázar na escrita de Juarez Guedes Cruz, seja nos círculos e labirintos que se oferecem ao leitor, seja solidão, na resignação que flerta com o abismo do desespero.
Algumas reflexões que já atormentaram outros escritores são recriadas por Juarez. Uma delas diz respeito à incapacidade dos homens de gerir suas próprias emoções. O resultado são as mágoas, os arrependimentos e as separações. Os encontros são descritos apenas como prenúncios das despedidas. Na primeira nota, ouve-se o fim da melodia; na primeira cena projetada, imagina-se o desfecho.
Deixe um comentário