Notícias

Lançamento do “Dicionário biobibliográfico de escritores mineiros”

A obra traz nomes como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Adélia Prado, entre outros

– 26/04/2010

Release da editora

Há escassez de trabalhos de referência que reúnam nomes e informações sobre autores e obras literárias nacionais. Ao observarmos a produção de um Estado ou Município, fica ainda mais evidente esta carência de publicações.

Quando os organizadores do Dicionário biobibliográfico de escritores mineiros (Autêntica Editora, 376 páginas, R$ 54,00) decidiram agrupar tudo o que descobrissem acerca da rica e abundante literatura registrada no Estado de Minas Gerais, foi preciso estabelecer uma rigorosa pesquisa. Ficou decidido que entrariam no dicionário apenas escritores nascidos em MG e que tivessem mais de um livro publicado, entre outros detalhes.

O levantamento dos nomes, desde os mais antigos aos mais contemporâneos, foi realizado através de investigação sistemática em dicionários, antologias, enciclopédias, sites e histórias da literatura. A biblioteca da Faculdade de Letras da UFMG, o Acervo de Escritores Mineiros, a Biblioteca Pública do Estado, o Arquivo Público Mineiro e a Academia Mineira de Letras foram alguns dos locais diversas vezes visitados pelos pesquisadores.

A obra tem a intenção de apresentar aos leitores, através de cerca de 450 verbetes, uma síntese biográfica dos autores e a relação dos respectivos livros (por isso o nome biobibliográfico). Após acurada revisão e, quando já estava para ser finalizado, surgiram questionamentos sobre a ausência de importantes nomes. Com isso, escritores que nasceram em outras regiões, mas que vivem e publicam em Minas Gerais, foram acrescentados à primeira relação.

Excelente fonte de informação, o dicionário é um grande aliado para os que quiserem saber sobre a trajetória de escritores e serve como importante ferramenta para todos aqueles que estudam a literatura, em geral, e mineira, em particular. Afinal, nomes como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Adélia Prado, Roberto Drummond, Tomás Antônio Gonzaga e Alberto Deodato, entre outros, são leitura obrigatória a qualquer pessoa interessada em escritores de qualquer parte do país.

Comentários (1)
  1. SILENE ALVES DOS SANTOS

    08 de abril de 2011 - 14:40

    aDOREI A MATÉRIA, POIS RESSALTA A IMPORTÂNCIA DE TAIS A NA HISTÓRIA. aMO cARLOS dRUMMOND DE aNDDRADE, aDÉLLIA pRADO, fERNANDO sABINO.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress