A editora Língua Geral está lançando no Brasil o livro Réquiem para o navegador solitário (304 páginas, R$ 40,00), do escritor timorense Luís Cardoso. O quarto romance de Cardoso sai pela coleção Ponta de lança, que apresenta ao público brasileiro escritores desconhecidos que escrevem em português.
O francês Alain Gerbault é o navegador solitário do título. Ele fez sozinho, dentro de um barco pequeno, uma viagem de circunavegação da Terra sozinho. A jornada, que começou em 1923, durou 700 dias. O francês morreu na capital de Timor, Díli, em 1941. A personagem principal é Catarina, uma jovem que viaja a Díli atrás do noivo. Ela carrega na mala um exemplar de A la porsuite du soleil, relato de viagem escrito por Gerbault. Outra personagem é a próprio Timor-Leste, com seus conflitos políticos e étnicos.
Luís Cardoso é considerado o principal escritor timorense. Através de sua obra, ele apresenta o seu país aos leitores.
No dia 30 de março (terça-feira), às 19h, na Livraria Travessa de Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 572 – Rio de Janeiro, RJ), ocorre uma sessão de autógrafos com o autor. A atriz Lucélia Santos, diretora do documentário Timor-Leste – O massacre que o mundo não viu, também participará do evento. Ela irá apresentar o escritor e falar sobre sua experiência na terra natal dele.
Deixe um comentário