Acontece no dia 21 de junho, às 19h30, a estreia do Sport Club Literatura. Com coordenação do Instituto StudioClio e do Estúdio de Conteúdo, o evento junta futebol e literatura. Ao contrário de outros projetos como a a Copa de Literatura Brasileira e o Gauchão de Literatura, os jogos do Sport Club são ao vivo, transmitidos diretamente do palco por dois juízes convidados e o mediador da partida. Os juízes (resenhistas) irão apresentar, avaliar e confrontar diferentes obras da literatura universal.
A cada edição do Sport Club acontecem duas partidas. Uma entre obras clássicas e épicas, conhecida como Coliseu; outra, chamada Com-ca vs. Sem-ca, entre livros alternativos e modernos. As edições do Sport Club acontecem uma vez por mês até dezembro de 2011. Os ingressos custam de R$ 5,00 a R$ 20,00 e podem ser adquiridos pela página www.studioclio.com.br. As partidas acontecem no StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698, Cidade Baixa – Porto Alegre, RS. Tel.: 51 3254-7200).
Na estreia, pela série Coliseu, Orgulho e preconceito, de Jane Austen, enfrenta Middlemarch, de George Eliot. O jornalista e escritor Milton Ribeiro e a pesquisadora Joana Bosak apitam a partida. No outro jogo, pela série Com-ca vs. Sem-ca, entram em campo 2666, de Roberto Bolaño, e Liberdade, de Jonathan Franzen. Os juízes dessa partida são o escritor Antônio Xerxenesky e o crítico Carlos André Moreira.
Raquel
19 de junho de 2011 - 16:53
Eu que nunca gostei de uma partida, mas esta não perderia por nada se não estivesse tão longe.
Quem defenderá Jane Austen, por favor, me digam! Acenderei velas, rezarei e farei oferenda aos deuses – qualquer um – sabe como é, pelo sim e pelo não…