Para comemorar o décimo aniversário da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) em 2012, a organização do evento está preparando uma programação especial. Uma das atividades previstas é a participação de autores que estiveram presentes nas primeiras edições da Flip. O primeiro convidado a confirmar presença é o escritor inglês Ian McEwan, que esteve em Paraty no ano de 2004. Entre os romances de McEwan está Reparação (2002), que originou o filme Desejo e reparação, indicado ao Oscar e vencedor do Globo de Ouro de 2008 como melhor filme dramático. Os livros que merecem destaque são O inocente (2003), Sábado (2005), Na praia (2007) e Solar (2010).
A organização da Flip pretende publicar um livro comemorativo, em forma de reportagem, com registros em imagens e textos dos momentos mais relevantes do evento. Cada capítulo irá reunir dois anos da Flip e será escrito por um jornalista convidado. Zuenir Ventura, Sergio Augusto e Humberto Werneck são nomes confirmados no livro.
Também será lançada uma caixa com seis DVDs com os principais destaques da Flip ao longo de dez anos. Ao invés de um divisão cronológica, o material terá fio condutor temas como o processo de criação e a definição dos personagens.
Deixe um comentário