O Prêmio Hugo é um dos mais antigas e populares premiações de ficção científica e fantasia dos Estados Unidos. Realizado anualmente, o prêmio é entregue aos melhores trabalhos do ano anterior. Por exemplo, na edição deste ano serão escolhidos os melhores de 2013.
Graças a uma campanha realizada por fãs, a série A Roda do Tempo está concorrendo à categoria de melhor romance. O fato de o último volume da série (A memory of light) ter sido publicado no ano passado foi usado pelos fãs para argumentarem que A Roda do Tempo devia concorrer ao Hugo deste ano, pois se tratava de uma única obra dividida em várias partes.
Agora, o “romance dividido em várias partes” de Robert Jordan está concorrendo com outros quatro livros compostos de único volume na categoria de melhor romance. Os outros concorrentes são: Neptune’s brood, de Charles Stross, em que um “meta-humano” procura a irmã em um universo onde a humanidade está extinta há muitas eras; Ancillary justice, da estreante Ann Leckie, que traz a história de uma nave espacial presa em um corpo humano; Parasite, de Mira Grant (pseudônimo de Seanan McGuire), cuja história é ambientada em um próximo em que a saúde dos humanos é mantida graças a um verme parasita geneticamente alterado; Warbound, de Larry Correia, terceiro volume da série Grimnoir Chronicles.
O resultado do Prêmio Hugo sai no dia 14 de agosto, durante a World Science Fiction Convention, em Londres. Para conhecer as outras categorias do Hugo e seus respectivos concorrentes, visite a página da premiação.
O autor da série A Roda do Tempo, Robert Jordan (pseudônimo de James Oliver Rigney Jr.), é considerado o herdeiro de J. R. R. Tolkien, autor do clássico O senhor dos anéis. Jordan começou a escrever o primeiro volume de A Roda do Tempo em 1984 e lançou este em 1990. Infelizmente, o escritor morreu em 2007, aos 58 anos, na época em que trabalhava no 12º volume. Coube ao escritor Brandon Sanderson concluir a série de Jordan. O último volume, A memory of light, foi lançado em janeiro de 2013. No Brasil, a editora Intrínseca publicou o primeiro volume, O olho do mundo, no ano passado.
(Fonte: The Guardian.)
Deixe um comentário