Notícias

Garoto malandro reconta clássico épico da literatura ocidental

Com linguagem informal e desencanada, o menino João Vítor reconta de forma maluca e engraçada a história da Odisseia de Homero

– 22/04/2014

Odisseia de Homero (segundo João Vítor)ODISSEIA DE HOMERO (SEGUNDO JOÃO VÍTOR)
Texto e ilustrações de Gustavo Piqueira
224 páginas
Gaivota (Biruta), 2014
R$ 45,00

 

Todo mundo deve conhecer alguma piada que tenha um menino chamado João, Joãozinho para os íntimos. Geralmente o garoto é um aluno que dá uma resposta desconcertante e engraçada às perguntas de seus professores. O que aconteceria se o garoto João tivesse que recontar um famoso clássico da literatura ocidental? A resposta para essa pergunta talvez esteja no livro mais recente do escritor e designer Gustavo Piqueira, Odisseia de Homero (segundo João Vítor).

João Vítor é um aluno da sexta série que está de recuperação. Para passar de ano, ele precisa fazer um resumo da Odisseia. Porém, ao invés de pegar emprestado da biblioteca a versão adaptada para a sua idade, João Vítor leva a versão integral da obra de Homero. Para complicar tudo, o menino aplicado resolve deixar a leitura para a última noite antes da entrega do trabalho. Para a alegria do leitor, o resultado não é aquele esperado pela professora. João Vítor não apenas reconta com suas próprias palavras a história de Ulisses, mas também “melhora” alguns detalhes da Odisseia.

Em um texto cheio de imaginação e com uma linguagem informal e desencanada, o aluno dialoga com a professora e faz seus comentários sobre o livro de Homero. O autor Gustavo Piqueira, que também é ilustrador, mistura ilustrações inspiradas na arte clássica grega com fotos dos tempos atuais para refletir a mente esperta e malandra de João Vítor.

Confira a seguir dois trechos e algumas ilustrações do livro Odisseia de Homero (segundo João Vítor).

 

Trechos do livro

Ulisses e seu bando chegaram, então, à terra dos ciclopes, horríveis gigantes de um olho só. Após desembarcarem na praia, o que escolhem fazer? Descansar? Não. Banho de mar? Não. Frescobol? Não. Churrasco. Churrasco! Outro churrasco, professora Denise! Deve ser o vigésimo, e ainda estamos no capítulo nove! Vou lhe dizer uma coisa: nunca vi povo tão farofeiro quanto esse. Dia sim, dia não, tem churrasco na praia!

 

Ao chegar à ilha de Ogígia, o motoboy Hermes encontra Calipso sozinha em sua gruta, pois Ulisses chorava na beira da praia.
Tá doido, professora Denise! Está no BMW da família serem todos chorões? É BMW, né? O nome daquilo que passa de pai para filho? Ou BMW é o carro? Acho que BMW é o carro… MMA? Não, não, MMA é a luta.

 

Ilustração da página 20

Ilustração da página 65

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress