Entre os dias 12 e 14 de agosto ocorre o Fantasticon 2011 – V Simpósio de Literatura Fantástica, na biblioteca Viriato Corrêa (Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana – São Paulo, SP). O evento tem a proposta de promover e enriquecer o estudo da literatura fantástica (fantasia, terror e ficção científica), além de reunir pessoas interessadas no gênero. Na programação constam atividades como palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição e lançamentos de livros com sessões de autógrafos.
A abertura do simpósio ocorre no dia 12 de agosto, às 19h, com Tiago Santiago, escritor da novela Mutantes. Ele apresenta a palestra “O realismo fantástico nas novelas brasileiras”, em que fala de sua experiência com o realismo fantástico e a razão deste gênero fascinar as pessoas.
Nos dias seguintes acontecem palestras sobre a literatura fantástica mexicana, a História como matéria-prima de obras fantásticas, erotismo na ficção científica, o fantástico na obra de Dostoiévski e a publicação comercial de livros. Nesta última, o consultor literário James McSill fala e responde perguntas sobre o mercado editorial.
O atual curador da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), o crítico Manuel da Costa Pinto, participa do bate-papo “As fronteiras da literatura fantástica”, em que discute com o público e o escritor Nelson de Oliveira sobre as fronteiras entre as literaturas mainstream e de gênero. No bate-papo sobre mercado editorial do gênero fantástico, os editores da DCL, Underworld, Gutenberg, Estronho e Leya trazem novidades, informações e curiosidades. A mesa-redonda “Literatura brasileira de entretenimento: a revolução da leitura” traz os escritores André Vianco, Eduardo Spohr, Raphael Draccon e Luis Eduardo Matta.
As oficinas sobre criação literária e livro digital têm inscrições gratuitas. Com curadoria de Silvio Alexandre e Adriano Siqueira, ocorre nos dois últimos dias do Fantasticon a exposição “O vampiro no Brasil: uma fantástica jornada”.
Para as crianças haverá contação de histórias fantásticas, acompanhada de músicas e atividades lúdicas para toda a família. É o Fantastiquinha, com o grupo Cantando Histórias.
Para maiores informações sobre a programação e a relação de livros que serão lançados durante o evento, consulte o site do Fantasticon (fantasticon.com.br). Todas as atividades são gratuitas. As senhas para elas devem ser retiradas com uma hora de antecedência.
Deixe um comentário