Notícias

Evento reúne pessoas interessadas em literatura fantástica

O Fantasticon tem a proposta de promover e enriquecer o estudo da literatura fantástica (fantasia, terror e ficção científica)

– 18/08/2010

Entre os dias 27 e 29 de agosto acontece o Fantasticon – IV Simpósio de Literatura Fantástica, na biblioteca Viriato Corrêa (Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana – São Paulo, SP). O evento tem a proposta de promover e enriquecer o estudo da literatura fantástica (fantasia, terror e ficção científica), além de reunir pessoas interessadas no gênero. Na programação constam atividades como palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição, sarau e lançamentos de livros com sessões de autógrafos.

A abertura do simpósio ocorre no dia 27 de agosto, às 19h, com Moacyr Scliar, autor de mais de 40 livros e membro da Academia Brasileira de Letras. O escritor apresenta a palestra “O fantástico na literatura brasileira”, em que fala da influência de elementos mitológicos em sua obra. Scliar usa o elemento fantástico para abordar questões da natureza humana.

Nos dias seguintes acontecem palestras sobre contos de fadas, História Alternativa, o realismo mágico de Murilo Rubião e o fantástico na obra de Guimarães Rosa. Nesta última, o escritor Bráulio Tavares mostra que a primeira opção literária de Rosa foi o fantástico e como esse gênero acompanha a obra do escritor por meio de contos com histórias de feitiçarias, assombrações e aparições sobrenaturais.

As oficinas sobre pesquisa e criação literária e a estrutura de romance de fantasia têm inscrições gratuitas, que devem feitas antecipadamente pelos telefones 11 5573-4017 e 11 5574-0389.

Na mesa-redonda sobre mercado editorial do gênero fantástico, os editores da Aleph, Devir, DCL, Giz, Tarja e Draco trazem novidades, informações e curiosidades do universo editorial. Entre os temas abordados pelas outras mesas-redondas estão desafios e tendências do gênero fantástico, literatura vampírica feita por mulheres, relação com a literatura mainstream, mídias alternativas e a mistura do gênero fantasia com mitos brasileiros.

O escritor Jeronymo Monteiro é homenageado com uma exposição que fica em cartaz durante o Fantasticon. Monteiro foi um dos primeiros autores brasileiros de ficção científica, além de fundador da Sociedade de Ficção Científica, em 1964, e editor da versão nacional da publicação The Magazine of Fantasy & Science Fiction.

Para as crianças haverá contação de histórias fantásticas, acompanhada de músicas e atividades lúdicas para toda a família. É o Fantastiquinha, com o grupo Cantando Histórias.

O evento será encerrado com um sarau perfomático que mistura música e literatura fantástica, apresentando obras de Murilo Rubião, Guimarães Rosa, Bráulio Tavares, Raul Seixas e outros. O grupo que realiza o espetáculo é composto por Deise Sales e Cláudio Brites (vocais), Marcelo Barfer (guitarra), Tiago Araújo (baixo) e Thiago Camargo (percussão).

Para maiores informações sobre a programação e a lista de livros que serão lançados durante o evento, consulte o site do Fantasticon (fantasticon.com.br). Todas as atividades são gratuitas. Com exceção das oficinas, nenhuma delas exige inscrição prévia. As senhas para as atividades devem ser retiradas com uma hora de antecedência.

A TV Cronópios (www.tvcronopios.com.br) irá fazer a cobertura jornalística do evento e transmitir ao vivo toda a programação do Fantasticon.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress