A escritora estreante Madeline Miller venceu o Orange Prize For Fiction de 2012 com o romance The song of Achilles. Miller recebeu a quantia de 30 mil libras. Entre as concorrentes da estreante estavam a veterana Ann Patchett, que venceu a premiação em 2002.
Em The song of Achilles, Madeline Miller conta a história do príncipe exilado Pátroclo e do herói Aquiles. A amizade entre os dois logo dá lugar a algo mais. Quando recebem a notícia de que Helena foi sequestrada pelo príncipe troiano Páris, Pátroclo e Aquiles partem para guerrear contra Troia.
Nascida em Boston, Madeline Miller continua vivendo nos Estados Unidos, só que na cidade de Cambridge, onde é professora de latim. A escritora é a quarta romancista estadunidense seguida a vencer o Orange. As outras vencedoras foram Téa Obreht, Barbara Kingsolver e Marilynne Robinson.
Criado em 1996, o Orange Prize For Fiction premia escritoras de língua inglesa. Talvez a edição de 2012 seja a última da premiação, pois a empresa telefônica que patrocina o prêmio anunciou que pretende encerrar a parceria. A organização da premiação já está procurando patrocinadores para as próximas edições.
O selo Jangada, da editora Pensamento, irá lançar em fevereiro de 2013 a edição brasileira de The song of Achilles. Outras obras finalistas do Orange Prize também serão publicadas no Brasil: The forgotten, de Anne Enright, pela Objetiva; State of wonder, de Ann Patchett, pela Intrínseca; e Foreign bodies, de Cynthia Ozick, pela Companhia das Letras.
As informações são do Estadão, da Folha.com e do The Guardian.
Deixe um comentário