Notícias

Cultura exibe programa sobre Moacyr Scliar

A vida e obra do escritor Moacyr Scliar, morto em fevereiro desse ano, é o tema do programa Autor por autor

– 27/03/2011

A TV Cultura exibe no dia 27 de março, às 19h30, mais um episódio da série Autor por autor. O escritor homenageado dessa edição é Moacyr Scliar, morto em fevereiro desse ano. O programa abre com Manuel da Costa Pinto, jornalista e curador da Flip, esclarecendo que, com o falecimento de Scliar, “o programa passa a ser uma homenagem ao escritor”. Gravada no final de 2010, a atração leva ao ar uma das últimas entrevistas concedidas pelo autor. Moacyr Scliar fala, entre outros assuntos, sobre seus pais imigrantes, o interesse pela medicina, o surgimento da literatura em sua vida, os prêmios que recebeu ao longo da carreira e a presença da temática judaica em seus livros.

Para traçar um perfil da vida e obra de Scliar, entram em cena os atores André Frateschi, que vive Moacyr; Daniel Rossi, na pele de Scliar durante a infância; e Zécarlos Machado, como “o inconsciente”. O programa ainda conta com a animação de um trecho do livro Max e os felinos, em meio aos comentários do autor sobre a polêmica envolvendo o autor canadense Yann Martel, acusado de plagiar sua obra.

Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre (RS), em 23 de março de 1937. No ano de 1955, começou a cursar a faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especializou-se no campo da saúde pública como médico sanitarista e iniciou os trabalhos nesta área em 1969. Seu primeiro livro, Histórias de um médico em formação, foi publicado em 1962. No decorrer de sua carreira como escritor, assinou mais de 80 livros de diversos gêneros literários, pelos quais recebeu inúmeros prêmios, entre eles quatro Jabutis. Em 2009, seu romance Manual da paixão solitária foi eleito livro do ano; Sonhos tropicais (1993) e A mulher que escreveu a Bíblia (2000) ganharam na categoria romance; e O olho enigmático (1988), ficou com a categoria contos. Suas obras frequentemente abordam a imigração judaica no Brasil, além de temas como medicina, socialismo e a vida da classe média. O escritor, que sofreu um acidente vascular cerebral em 16 de janeiro deste ano, faleceu no dia 27 de fevereiro, aos 73 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress