Foram anunciados na noite de segunda-feira os três vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura. Se alguém apostava na vitória de algum autor de editora grande na categoria de melhor livro, deve ter ficado surpreso com o resultado. A fundadora da editora Ouro sobre Azul, Ana Luisa Escorel, venceu a categoria com o livro Anel de vidro. Publicado pela editora que sua autora fundou, o romance mostra um caso de adultério narrado sob o ponto de vista de quatro personagens.
Já a categoria de autor estreante com mais de 40 anos ficou com Verônica Stigger, e o romance Opisanie Swiata. Publicado pela Cosac Naify, o livro narra a viagem de um polonês sexagenário à Amazônia após descobrir que tem um filho que está internado em estado grave em um hospital.
E finalmente, Marcos Peres venceu a categoria de autor estreante com menos de 40 anos com o livro O Evangelho segundo Hitler, publicado pela Record. Na trama do romance, um homônimo do escritor argentino Jorge Luis Borges decide assassinar este. Segundo o personagem, um dos um contos do autor argentino teria servido de base místico-religiosa para o nazismo alemão.
Ana Luisa Escorel recebeu a quantia de R$ 200 mil; Verônica Stigger e Marcos Peres receberam, cada um, R$ 100 mil.
Deixe um comentário