Em sua 53ª edição, o Prêmio Jabuti vai sofreu mudanças no regulamento. A Câmara Brasileira de Livros (CBL) anunciou hoje as alterações da premiação.
Haverá apenas um vencedor por categoria, ao invés dos três primeiros colocados. Somente os vencedores poderão concorrer às premiações de Melhor Livro do Ano, ficção e não-ficção.
O número de categorias aumentou, de 21 para 29. Foram criadas Turismo e Hotelaria, Ilustração e Gastronomia. A categoria Arquitetura, Urbanismo, Artes e Comunicação foi dividida em três: Arquitetura e Urbanismo, Artes e Comunicação. Ciências Exatas, Tecnologia e Informática foi dividida em Ciências Exatas e Tecnologia e Informática. A categoria Ciências Naturais e da Saúde também foi dividida em duas. Psicologia, Psicanálise e Educação passa a ser duas: Educação e Psicologia e Psicanálise.
As inscrições para o Jabuti começam no dia 23 de março e terminam em 31 de maio. Podem concorrer obras inéditas editadas no Brasil entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2010. As inscrições são pagas: R$ 180 para associados da CBL, e R$ 275 para não-sócios. Os dez finalistas de cada categoria serão conhecidos no dia 13 de setembro. Os vencedores serão divulgados no dia 18 de outubro. Na cerimônia de premiação, no dia 30 de novembro, serão anunciados os melhores livros do ano de ficção e não-ficção.
Deixe um comentário