De acordo com o blogue Prosa & Verso, a editora Companhia das Letras vai publicar dois livros do escritor David Foster Wallace (1962-2008): Infinite jest e The pale king. O anúncio foi feito pelo editor André Conti no Twitter.
Publicado em 1996, Infinite jest (Piada infinita, em tradução livre) fez a fama de Wallace alcançar grandes patamares. O livro, com mais de mil páginas, é uma crítica ácida à sociedade estanunidense, regida pela indústria do entretenimento, feita através de personagens de uma academia de tênis e um centro de reabilitação para drogados.
Obra incompleta de Wallace, The pale king (O rei pálido, em tradução livre) é um livro que usa o tédio como forma de crítica. O protagonista da história é levado ao mundo banal e tedioso dos funcionários da Receita Federal dos Estados Unidos. Para Wallace, trabalhar para a Receita Federal era ter um dos empregos mais chatos do mundo. Na época em que escrevia o livro, 2008, Wallace cometeu suicídio.
A Companhia das Letras já havia publicado outra obra de David Foster Wallace, o livro de contos Breves entrevistas com homens hediondos, lançado no Brasil em 2005. Nos 23 contos que compõem a obra, Wallace explora alguns de seus temas favoritos, como dependência de drogas, depressão, sexo, relacionamentos românticos, a mídia e as dificuldades das pessoas de compartilharem sentimentos.
J.V. Coimbra
02 de agosto de 2011 - 21:06
Para os fãs de literatura, a melhor notícia do ano, certamente.