Um capítulo perdido do livro A fantástica fábrica de chocolate, de Roald Dahl, vem a público cinquenta anos após a publicação original do romance. Intitulado “Charlie bucket” (“O balde de Charlie”), o capítulo estava escondido entre os papéis de Dahl. Antes de publicar A fantástica fábrica de chocolate em 1964, o autor excluiu alguns trechos do livro, incluindo o capítulo em questão, por considerá-los subversivos para o público infantil. Se não tivesse sido excluído “Charlie bucket” seria o quinto capítulo do romance.
Em “Charlie bucket”, o jovem Charlie e sua mãe – e não o avô, como ficou na versão final – vão à fábrica de chocolate do senhor Wonka. Dois personagens (os garotos Timmy Troutbeck e Wilbur Rice), que nunca apareceram na versão final do livro, são quase esmagados e cortados quando tentavam roubar caramelos que estavam nos vagões que iam para a sala de prensagem e corte de doces. Além disso, o grupo de crianças era composto por nove elementos (na versão final, o número foi reduzido para cinco) e os trabalhadores da fábrica não se chamavam Oompa Loompas.
É possível ler um trecho do capítulo perdido no site do jornal The Guardian. A Peguin irá publicar uma edição comemorativa de 50 anos do livro A fantástica fábrica de chocolate, o trecho perdido “Charlie bucket” estará presente nela.
(Texto escrito com informações dos jornais O Globo e The Guardian.)
Deixe um comentário