Notícias

“Canção dos Nibelungos” vira patrimônio da humanidade

A epopéia medieval, que inspirou artistas como o compositor Richard Wagner e o cineasta Fritz Lang, passa a pertencer ao catálogo do patrimônio documental da humanidade

– 07/08/2009

A Canção dos Nibelungos passou a integrar o patrimônio documental da humanidade. Foi o que decidiu na semana passada o comitê internacional do programa Memória do Mundo (Memory of the World), conforme informações de representantes da Unesco na Alemanha. A Alemanha passa a contribuir com oito
registros históricos e culturais na lista do órgão das Nações Unidas. O objetivo do Memória do Mundo, criado pela Unesco em 1992, é o registro em mídia digital de testemunhos-chave da memória da humanidade, tornando-os acessíveis através da internet.

A Canção dos Nibelungos é um poema heróico medieval que narra o amor do matador de dragões Siegfried e a princesa burgúndia Kriemhild, a morte de Siegfried por Hagen e a vingança de Kriemhild com auxílio do rei dos hunos, Etzel, causa da destruição do Reino da Burgúndia. O poema foi escrito em torno de 1200 por um poetadesconhecido, por encomenda do bispo de Passau, Wolfger von Erla. A saga é composta de 2.400 estrofes. O fundo histórico da epopeia é a vitória dos hunos sobre os burgúndios no ano de 436.

Os três mais importantes e completos manuscritos do poema estão guardados na Biblioteca Estatal da Baviera, em Munique, na Biblioteca Estadual de Baden, em Karlsruhe, e na biblioteca do Mosteiro de Sankt Gallen, na Suíça. O manuscrito de Karlsruhe é considerado o mais antigo registro da Canção dos Nibelungos, data do século XIII.

A Canção dos Nibelungos caiu no esquecimento no século XVI. Foi somente a partir de 1755, com a redescoberta de um de seus manuscritos na região austríaca de Vorarlberg, que ele voltou a ser objeto de apreciação. No século XIX, o poema ganhou status de epopéia nacional. Richard Wagner o transformou em ópera, compondo a tetralogia O anel do Nibelungo. O texto também inspirou inúmeras adaptações para o cinema, inclusive o filme mudo do diretor Fritz Lang, Os Nibelungos, produzido pelo diretor entre 1922 e 1924.

Além da Canção dos Nibelungos, outras contribuições alemãs para o catálogo da Unesco são a Bíblia de Gutenberg, o arquivo fonográfico da Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano, as obras de Johann Wolfgang von Goethe, a 9ª Sinfonia de Beethoven, o filme mudo Metrópolis, de Fritz Lang e o evangelho Codex Egberti.


Fonte: Deutsche Welle.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress