Uma escritora quer processar Stephenie Meyer, a autora da série Crepúsculo, alegando que ela copiou trechos de um livro pouco conhecido no romance Amanhecer.
J. Craig Williams, advogado da autora de The nocturne, Jordan Scott, disse à Reuters, que as passagens em questão têm pouca semelhança de texto, mas os livros têm trama e personagens semelhantes.
A editora Hachette, que publica os livros de Meyer, afirma que é uma acusação sem fundamento. A editora também diz que a série vendeu 70 milhões de exemplares no mundo e serviu de base para uma série de filmes da produtora Summit Entertainment. O primeiro filme, Crepúsculo, conseguiu mais de 380 milhões de dólares nas bilheterias do mundo.
Em carta enviada à Hachette para propor um acordo, o advogadoWilliams cita semelhanças entre Amanhecer e The nocturne: passagens sobre uma cerimônia de casamento, uma relação sexual na praia, um trecho em que um humano que virou vampiro descreve a transformação e o fato de haver personagens que chamam a esposa de “amor”. Ainda, segundo o advogado, Jordan Scott deve abrir processo contra Stephenie na Justiça Federal dos EUA nesta ou na próxima semana. “Acho que os fãs têm de ler os dois livros e formar sua opinião, como um juiz terá de fazer”, disse Williams. Ele afirma que Jordan Scott não pedirá indenização. Scott disponibilizou capítulos de The nocturne enquanto preparava o seu romance sobre vampiros, escrito durante a adolescência dela e lançado em forma de livro em 2006. O advogado disse não saber quantos exemplares foram vendidos.
Em nota, a editora Hachette afirma que os livros de Stephenie Meyer “têm sido uma sensação fenomenal”, e “não deveria ser surpresa ouvir que outras pessoas podem querer pegar carona em tal sucesso”.
Fonte: Estadao.com.br.
Deixe um comentário